terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Visão Mundial celebra o decreto e a publicação que formaliza Comitê Gestor Municipal de Políticas de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento

Um dia de celebração e muita alegria para todos os envolvidos no Projeto Sim Eu Existo, e para as crianças e adolescentes de Fortaleza. Foi assinado pelo Prefeito do município o decreto que formaliza o Comitê Gestor Municipal de Políticas de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Municipio- DOM no dia 15 de dezembro de 2016, número 13.931. 

O Projeto Sim Eu Existo se caracteriza como um conjunto de ações voltadas para a mobilização de atores sociais (poder público, organizações não governamentais, igrejas, comunidades e sociedade civil) e recursos para contribuir com a erradicação da falta de registro de nascimento de crianças e adolescentes no município de Fortaleza. O projeto focado em três pontos tinha como pilar nas suas ações a luta pela Formação do Comitê, que somando forças visa contribuir com a erradicação de casos de crianças sem registro no município. Foram várias mobilizações, encontros, reuniões para que a proposta fosse construída coletivamente. 

A assinatura desse decreto e a sua publicação é uma vitória da articulação entre o poder público como a FUNCI e as Secretarias Municipais e organizações da sociedade civil como a Visão Mundial e seus parceiros como REAJAN e a Diaconia, mas é principalmente para as mais de oito mil crianças e adolescentes que ainda não possuem registro de nascimento e se encontram inexistentes para o Estado. 

Para Márcia Monte, Assessora de Advocacy da Visão Mundial, "A publicação do decreto transforma o Comitê em política publica para cidade de Fortaleza, que significa impactar a vida de no mínimo 8.000 crianças e suas famílias. Para a Visão Mundial que tem como objetivo principal a proteção de crianças principalmente os mais vulneráveis, é motivo de muita comemoração." 

A certidão de nascimento é o primeiro e mais básico documento na vida de um(a) brasileiro(a), fundamental para o acesso a serviços de saúde, educação, moradia, dentre outros direitos. Embora seja gratuito e possa ser realizado em qualquer cartório, e apesar da estabilidade econômica e do avanço social alcançados, o Brasil ainda tem mais de 500 mil crianças que “não existem” oficialmente, ou seja, que não foram registradas ao nascer. A assinatura desse decreto é um grande avanço, mas há ainda muita luta pela frente. Avancemos! 


quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Universitárias da Universidade Estadual Vale do Acaraú promovem evento surpresa para crianças do Núcleo Vida de Criança




Cinco estudantes universitárias do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú,  promoveram no dia 07 de Dezembro um momento de celebração e muita alegria para as crianças do núcleo Vida de Criança. Com brincadeiras interativas, rodas de conversa, doação de presentes e momento de comensalidade, o grupo trouxe alegria e uma mensagem inspirativa sobre o Natal e os valores que ele traz consigo.
O PDA Vida de Criança agradece o apoio das estudantes Neyliane, Natália, Viveuda, Eliane e Naelson pela parceria e demonstração de carinho não somente com as crianças, mas com todos os colaboradores da Associação Santo Dias. 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Visão Mundial certifica educadores em Metodologias Sociais


A Visão Mundial de julho a outubro promoveu para a cidade de Fortaleza, formações em metodologias sociais para educadores e educadoras das organizações parceiras, igrejas, poder público e organizações congeneres. A proposta inicial é que tais metodologias contribuam para o desenvolvimento psico cognitivo, o fortalecimento da leitura e escrita, e a proteção de crianças e adolescentes.

A primeira metodologia foi Família Cuidadora realizada nos dias 08 a 10 de Junho com 14 participantes, em parceira com o Banco Palmas. O objetivo da metodologia visa estabelecer uma relação positiva entre pais e filhos que promova ambientes afetivamente seguros e saudáveis. Participaram dessa formação as Associações Mulheres Emancipadas, Santo Dias, Conselho Nova Vida, Conselho de Integração Social - Integrasol e a REAJAN - Rede de Articulação Jangurussu e Ancuri. 

Entre os dias 07 a 09, e 13 a 15 de Julho, tivemos a formação na Metodologia Práticas Leitoras. Na metodologia composta de materiais de apoio para educadores e professores, crianças de 6 a 12 anos são levadas a desenvolverem ou fortalecerem o gosto e o prazer pela leitura. Participaram dessa capacitação 37 beneficiados das agências parceiras Consellho Nova Vida e Conselho de Integração Social - Integrasol.

Entre os dias 30 a 31 de agosto, foi a vez da Metodologia Educomunicação. Esta metodologia facilita o desenvolvimento infantil através de oficinas de comunicação onde as crianças aprendem de maneira criativa, interagindo com as realidades de sua escola e comunidade. Foram capacitados 17 beneficiados das organizações: Associação de Moradores do Conjunto Palmeiras, Igreja Batista, Geração Cidadã - Núcleo Bom Jardim, Integrasol, Associação Santo Dias - Núcleo Vida de Criança, e Núcleo Sonho de Criança. 
Em outubro entre os dias 03 a 05, foi realizada a formação Igreja para Crianças. A metodologia foi criada para fortalecer as habilidades de autoproteção em crianças, através da expressão e conhecimento do próprio corpo. Com um público basicamente de igrejas, foram beneficiadas 22 pessoas de várias denominações. 

No dia 25 de novembro foi realizado um grande encontro com todos os participantes para celebrar os momentos juntos e receber a certificação das formações. O evento aconteceu no auditório do Conselho Nova Vida - Convida e contou com a presença de 25 participantes.  

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Visão Mundial apoia Formação sobre Bons Tratos em Família em Fortaleza

Entre os dias 17 a 19 de Novembro aconteceu em Fortaleza, apoiado pela Visão Mundial e parceiros como Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional -IDESQ, Diaconia, Associação Santo Dias, Sorriso de Criança, Igreja Betesda, Espaço Geração Cidadã de Arte e Cultura e Associação Filhos de Deus, a formação na metodologia Bons Tratos em Família. 

BONS-TRATOS EM FAMÍLIA é uma metodologia que busca ajudar as famílias a encontrar-se de uma maneira especial e, em forma de jogo, descobrir e pensar juntos as histórias familiares, conhecer-se melhor, desenvolver habilidades de comunicação, encontrar novas formas de expressar afeto, aprender a valorizar a singularidade de cada integrante, construindo dia a dia a cultura dos bons-tratos.
A formação contou com a participação de 42 pessoas que vieram dos municípios de Fortaleza, Aquiraz, Tejuçuoca e Pacajus. A proposta além de capacitar o público presente, habilitou como Consultoras as educadoras Lucia Ângelo do Núcleo Vida de Criança, Leda da Silva do Núcleo Sonho de Criança e Martha Santos Lima. Esteve presente monitorando a ação a Monitora do Claves Brasil, Jane Meneses Blackbum, de Recife. 

"Foi muito produtivo esse curso. Um grupo de pessoas, homens e mulheres muito participativos e comprometidos que serão pessoas preparadas para ajudar famílias a encontrar o equilíbrio familiar. É como disse Alicia Casas - Ainda não sabemos como seria o mundo se uma geração inteira fosse criada sem violência." falou a Consultora Lucia Angelo.

Visão Mundial participa de lançamento do Projeto Kiteiras em Fortaleza

Sábado, dia 19 de novembro a Visão Mundial esteve presente no lançamento do Projeto Kiteiras da Danone em Fortaleza. O projeto tem o objetivo de capacitar mulheres das periferias urbanas do Brasil para a área de vendas, melhorando a renda das famílias, além de promover o empoderamento feminino e incentivar a geração de renda através da criação de negócios próprios.

A primeira cidade brasileira a receber o Projeto Kiteiras em parceria com a Visão Mundial foi Salvador, onde inicialmente, 821 mulheres foram cadastradas para vender kits de produtos da Danone em 23 comunidades. A Visão Mundial acredita na participação da iniciati­va privada para a superação da pobreza, promoção da justiça e desenvolvimento sustentável. Por isso, a organização tem unido esforços com empresas, fundações e institutos de diferentes tamanhos e setores, por meio de parcerias e compartilhamento de valores. 

Atualmente, o Projeto Kiteiras tem cerca de duas mil kiteiras cadastradas em Salvador e São Paulo, que promovem ações não apenas comerciais, mas de desenvolvimento em suas comunidades. E a proposta agora chega a Fortaleza, onde está sendo implementado para começar em dezembro desse ano.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Projeto Sim Eu Existo apoiado pela Visão Mundial muda a vida de crianças e adolescentes sem registro em Fortaleza.


Projeto Sim Eu Existo, uma iniciativa apoiada por Visão Mundial Brasil, vem mudando a vida de crianças, adolescentes e comunidades, promovendo uma mobilização de organizações governamentais e não governamentais em Fortaleza em torno da erradicação do sub-registro. O Comitê Municipal formada por organizações da sociedade civil e a Prefeitura Municipal de Fortaleza visa garantir o registro de nascimento gratuito às crianças fortalezenses em situação de vulnerabilidade.

Em setembro a Corregedoria Geral da Justiça em parceria com a Secretaria Municipal de Educação-SME articularam mutirões pela Certidão do Nascimento na Comarca de Fortaleza. Ficou estabelecido seis mutirões de atendimento. A referida ação teve como objetivo o registro de crianças menores de 12 anos de idade. 

Nos mutirões foram realizados 12 registros de nascimento e aproximadamente 50 atendimentos de orientação. No São Cristovão, a ação contou com um apoio mais incisivo do projeto SIM EU EXISTO, que mobilizou escolas públicas e igrejas por meio de visitas locais e carro de som. As comunidades atendidas foram Palmeiras I e II, João Paulo II, Santa Filomena e Sitio São João, além do próprio São Cristovão.

Um dos beneficiados do projeto foi a criança Miguel Victor. Aos 03 anos de idade, seus pais com dificuldades o deixaram sob os cuidados dos avós paternos. Após se organizarem, a família voltou a ficar reunida e começaram a enfrentar um grande desafio: conseguir o registro da criança. Sem registro de nascimento, Miguel enfrentava dificuldades para estudar e ser atendido pelos postos de saúde. “Bolsa Família, tomar vacinas, quase tudo era uma dificuldade. Houve escolas que se negaram a acolhê-lo”, relata o pai da criança. Para conseguir uma vaga na escola, seus pais tiveram que ir ao Fórum, onde foi emitido um registro provisório até que a situação fosse resolvida. Com o apoio do Projeto SIM EU EXISTO, o registro definitivo de Miguel finalmente foi emitido para a alegria da família que agora terá acesso as políticas públicas de educação, saúde e assistência social. 

Como Miguel, ainda existem em Fortaleza cerca de 6 mil crianças e adolescentes sem registro de nascimento. Mas os primeiros passos já foram dados para que essa história ganhe novos enredos e milhares de crianças e adolescente possam existir oficialmente. 


quinta-feira, 21 de julho de 2016

Visão Mundial em Fortaleza promove Formações de Incentivo a Leitura


Um dos principais problemas da educação no Brasil é a má qualidade do processo de alfabetização e letramento de crianças, o que dificulta seu nível de aprendizagem ao longo dos anos. Na metodologia Práticas Leitoras, composta de materiais de apoio para educadores e professores, crianças de 6 a 12 anos são levadas a desenvolverem ou fortalecerem o gosto e o prazer pela leitura. A metodologia tem sido desenvolvida em parceria com escolas, igrejas e associações. 

Para avançar nesse desafio por uma educação de qualidade, a Visão Mundial em Fortaleza realizou entre os dias 06 a 15 de Julho, duas formações sobre a Metodologia Práticas Leitoras. As formações aconteceram em parceria com os Núcleos Integrasol e ConVida, onde estiveram participando educadores sociais das agências parceiras da Visão Mundial e convidados. 



A Visão Mundial e seus parceiros já vêm desenvolvendo dentre muitas outras ações, atividades de Práticas Leitoras com crianças, adolescentes e jovens. São bibliotecas comunitárias, malas de leitura, bibliotecas itinerantes, rodas de leitura, festivais de literatura, entre tantas outras, que fazem parte das iniciativas para ampliar as oportunidades na vida de uma criança através da leitura. As formações vieram para solidificar a luta pela garantia de uma educação de qualidade. 



sábado, 18 de junho de 2016

Evert-Jan Ouweneel visita Cluster Fortaleza para dialogar com a cidade sobre a temática Desigrejados.

A vinda de Evert-Jan Ouweneel foi um presente para a Fortaleza. Sua visita teve inicio na comunidade do Santa Filomena, no espaço do Núcleo Pantanal, onde ele participou de uma roda de conversa com Paulo Uchoa e o grupo Meninos de Deus que relatou para Evert-Jan suas histórias de superação e seus desafios cotidianos. 


A noite no auditório da Igreja Presbiteriana do Brasil, Evert-Jan trouxe o diálogo sobre um dos fenômenos mais intrigantes dos nossos dias atuais: DESIGREJADOS - Igreja para que?.


Juntamente com o diretor da Visão Mundial João Helder e o pastor Carlos Queiroz, Evert-Jan traz para o público um breve panorama das igrejas da Europa e como a mesma vem compreendendo a temática dos desigrejados, quais os seus desafios e suas aprendizagens para a Igreja Brasileira. Numa roda de conversa leve, descontraída e envolvente, o público presente pode interagir com os convidados lançando as suas dúvidas e compartilhando suas inquietações.



O evento contou com a presença de um grupo de música (Robson Barros, Augusto e Marcilene Moreira) e pastores da Igreja Betesda e Metodista, além do Padre Hermano Allegri diretor da ADITAL.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Maio de Mobilização contra o Zika Virus nas comunidades atendidas pelo Cluster Fortaleza

O mês de Maio foi intenso para as ações da Visão Mundial contra o Zika Vírus. Identificado pela primeira vez no país em abril de 2015, o vírus da zika tem provocado intensa mobilização das autoridades de saúde no país. A Visão Mundial desde de fevereiro de 2016, com o aumento progressivo de casos, tem realizado ações de emergência focada na conscientização de todos os públicos, em especial de crianças e gestantes e na formação de parcerias para garantia de direitos das crianças com microcefalia. 


Na luta contra o vírus a Visão Mundial tem realizado ações como blits educativas, cortejos e caminhadas para mobilizar as comunidades a participar das atividades. Também está sendo promovido mutirões comunitários que garantem não apenas a limpeza do local, mas a revitalização dos espaços públicos.

Outro ponto importante são os acessos as escolas públicas das comunidades atendidas pelo Cluster Fortaleza, onde através de palestras e atividades lúdicas, as crianças também participam de maneira ativa nesse desafio de vencer o mosquito transmissor. 

Em parceria com a UNICEF, calendários sobre limpeza das casas foram distribuídos nas regionais V e VI de Fortaleza. Objetivo é diminuir os focos de procriação de mosquitos nas residência, considerados os principais locais de infestação. 


No mês de maio 6.567 pessoas já foram impactadas, e uma tonelada de lixo já foi recolhido das ruas beneficiadas com os mutirões. Postos de Saúde, Escolas e ONGs também tem sido beneficiadas com as ações da Visão Mundial, onde todos somando forças buscam a erradicação do aedes aegypti. A luta está só começando. 

sábado, 28 de maio de 2016

Juventudes do Cluster Fortaleza participarão do Campus #PartiuPeriferia

Durante os dias 3, 4 e 5 de Junho de 2016, adolescentes e jovens dos núcleos do Cluster Fortaleza participarão de um acampamento para pensar propostas de soluções para as problemáticas locais. O Campus #PartiuPeriferia é um acampamento de internet e cultura digital que acontecerá no Conj. Palmeiras tendo como intuito de discutir as problemáticas da região, e fortalecer as relações comunitárias, junto a Juventude e moradores do Grande Jangurussu.


O objetivo do evento é fortalecer as relações das comunidades do grande Jangurussu, fazendo com que os jovens criem laços de cooperação na periferia, despertando suas capacidades empreendedoras, sensibilizando a juventude para a Economia Solidária, ofertando soluções via Tecnologia da informação.

 

O evento contará com atrações culturais, mesas de debates, oficinas, trabalhos em grupos e visitas ao bairro, para conhecer a história dos primeiros moradores, das Associações, do Banco Palmas, o canal de drenagem, as lagoas de estabilização, os comércios que estão na rede de economia solidária entre outros.

Serão 100 barracas para os inscritos que cumprirem os requisitos. O evento garantirá alimentação para os 3 dias de atividades durante o acampamento. Cada participante receberá uma bolsa alimentação no valor de 120 reais, que será paga utilizando o aplicativo e -dinhero, uma moeda social eletrônica via celular que poderá ser utilizada em diversos estabelecimentos do bairro

Durante o evento os jovens estarão divididos em grupos de 5 pessoas, totalizando 20 grupos. A proposta é que cada grupo elabore uma iniciativa para a resolução de uma problemática que serão submetidas ao Juri no ultimo dia do evento. As 3 melhores propostas selecionadas ganharão um prêmio. 


O acampamento acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de Junho de 2016 na Praça Central do Conjunto Palmeiras. O evento está sendo organizado por um comissão de jovens representantes das organizações:  Visão Mundial, Banco Palmas, CORDAPES, REAJAN, CUCA Jangurussu, Mídia Ninja, Associação Santo Dias, Igreja São Francisco, PalmasLab e Companhia Bate Palmas  em parceria com a OS Instituto de Juventude e Inovação (IJI) e a execução da Coordenadoria de Juventude de Fortaleza.

Visão Mundial e MJPOP Fortaleza apoiam estudantes de Escolas Estaduais ocupadas em Fortaleza.

Visão Mundial e MJPOP Fortaleza entraram na luta dos estudantes de Fortaleza por uma educação de qualidade. Hoje o MJPOP esteve nas escolas Aldaci Barbosa e CAIC do Bom Jardim para levar alimentos em apoio a ocupação das escolas pelos estudantes.



Escolas da rede estadual vem sendo ocupada pelos estudantes desde que a greve dos professores foi decretada pela sua categoria. O Ceará possui 709 escolas estaduais. Ao todo, são 54 escolas ocupadas em todo o Estado - sendo 36 localizadas em Fortaleza (CE). Cerca de 300 estudantes participam dos protestos e contam com ajuda de pais, funcionários das escolas e professores para manter os prédios ocupados.



Os estudantes reivindicam, em geral, reforma nas escolas; implantação do passe livre; diversificação no cardápio da merenda e aumento na quantidade da alimentação fornecida pelas escolas. Eles destacam também que as ocupações ocorrem em apoio à greve dos professores da rede estadual de ensino. Enquanto estão sem aulas, estudantes realizam oficinas de artes, seminários de temas diversos e limpeza das unidades escolares.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Alunos do IFCE em parceria com Cluster Fortaleza realizam palestra educativa contra o Zika Vírus

Em parceria com o Núcleo Sonho de Criança do Cluster Fortaleza, os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, IFCE, da disciplina de projeto social estiveram ministrando uma oficina prática participativa com 20 crianças na escola José de Carvalho, no bairro José de Alencar, no último sábado dia 14/05/2016, abordando a temática de educação ambiental voltada para boas práticas para saúde e prevenção de doenças, e abordando o zika como foco das discussões. 



Formas de identificar os focos do mosquito transmissor e meios de prevenção foram discutidos e identificados na prática e apresentados de forma expositiva em cartazes. A oficina faz parte da proposta pedagógica multidisciplinar entre os diversos cursos do IFCE e viabiliza que os alunos se integrem nos meios sociais para que obtenham uma vivência prática de como abordar temáticas de interesse social e tornar a instituição mais conhecida e acessível. 


Em parceria com a Visão Mundial, Coletivo Jangurussu convida para Seminário sobre o Zika Vírus


quinta-feira, 5 de maio de 2016

Visão Mundial promove evento Mães Solidárias

A Visão Mundial estará promovendo o evento Mães Solidárias. O evento acontecerá no dia 22 de Maio a partir das 9hs no espaço da Casa José de Alencar. A entrada será a doação de 01 lata de leite em pó. A ação será em beneficio das mães com crianças com microcefalia. Participe! 

Núcleo Pantanal promove Lançamento de Cordel em Escola Parceira

O Núcleo Pantanal realizou no dia 29 de abril um Lançamento do Cordel Somando Experiências para a VIDA dos alunos do segundo a quinto ano da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Germano Ponte Neto. 


literatura de cordel é uma espécie de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Também são utilizadas desenhos e clichês zincografados. Ganhou este nome, pois, em Portugal, eram expostos ao povo amarrados em cordões, estendidos em pequenas lojas de mercados populares ou até mesmo nas ruas.



O trabalho na referida escola é fruto da ação da Estagiária Simone e da educadora Iverlene do Núcleo Pantanal com as crianças que participam do Projeto Conexão Escola na atividade Contação de Histórias.


Segundo a coordenação pedagógica da escola, o Cordel construído pelas crianças será exposto na Bienal do Livro que está previsto para ocorrer em setembro no Centro de Convenções de Fortaleza.

  

Felipão ex-cantor da Banda Forró Moral é empossado como Embaixador da Visão Mundial

Felipe Gurgel (Felipão) foi empossado como embaixador da Visão Mundial na terça dia 29/04 em Fortaleza.

 
Ao longo da trajetória de 40 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial tem contado com o importante apoio de profissionais de destaque em diversas áreas. Eles têm se tornado Embaixadores da organização, emprestando seu prestígio e levantando suas vozes para mobilizar pessoas, que através deles, também se engajam na causas que defendemos em benefício das crianças do nosso país.


Entre outros renomados artistas da música cristã brasileira hoje temos o prazer de oficializar nossa parceria com o Felipão. Felipe Aragão Gurgel, conhecido também como Felipão, é um cantor brasileiro de música cristã contemporânea, natural da Paraíba. Adquiriu notoriedade nacional com o projeto musical chamado Felipão e Forró Moral em meados de 2007.


Nascido no estado da Paraíba, aos 8 anos de idade mudou-se para Fortaleza com seus pais e mais 3 irmãos, e reside no estado do Ceará até os dias de hoje.
Por ter interesse pela música, aos 16 anos iniciou-se nas atividades musicais. Trabalhou com bandas que alcançaram notoriedade regional, até fundar o Forró Moral, que alcançou notoriedade em toda região Norte e Nordeste do país.


Em 2008 deixou a banda a qual fazia parte, se converteu e se tornou cristão evangélico. Hoje, com um trabalho sólido no mercado musical, Felipão viaja por todo o país, falando através de sua musica sobre a fé que transformou sua vida.
Agora como um dos embaixadores da Visão Mundial vai emprestar sua influência e liderança em favor de milhares de crianças de nosso país.

Escolas Públicas de Fortaleza recebem Ações da Visão Mundial contra o Zika Vírus

Por conta da maior epidemia registrada de infecções provocadas pelo mosquito aedes aegypti desde 1990, escolas de Fortaleza vem recebendo ações de impacto de emergência contra o Zika Vírus promovida pela Visão Mundial. Segundo o Ministério da Saúde através de boletim epidemiológico emitido em fevereiro de 2016, no ano de 2015 foram registrados 1.669.669 casos prováveis de infecção pelo vetor no país. 


Os números assustam por serem 178% maiores do que os casos notificados no mesmo período no ano de 2014. Com a chegada do período chuvoso, ocorre o pico de incidência das infecções. Durante os meses de abril e maio, com o aumento das chuvas e a precariedade do saneamento básico, as comunidades mais vulneráveis se transformam em criadouros perfeitos para as larvas dos mosquitos.





Mobilizar as escolas públicas e conscientizar crianças, adolescentes, juventudes, famílias e comunidades tem sido palavra chave para as ações da Visão Mundial em Fortaleza. Em 45 dias foram realizadas Rodas de Conversa, Teatro e Teatro de Bonecos, Oficinas Temáticas com Gestantes, Oficinas de Capacitação, Palestras, Mutirões de Limpeza, Cortejos e Caminhadas. 


Já foram beneficiadas cerca de 7.672 pessoas das comunidades situadas na regional V e VI de Fortaleza. Através da parceria com 14 Escolas públicas, crianças e adolescentes já são 86% do público total impactado.