O mês de Maio foi intenso para as ações da Visão Mundial contra o Zika Vírus. Identificado pela primeira vez no país em abril de 2015, o vírus da zika tem provocado intensa mobilização das autoridades de saúde no país. A Visão Mundial desde de fevereiro de 2016, com o aumento progressivo de casos, tem realizado ações de emergência focada na conscientização de todos os públicos, em especial de crianças e gestantes e na formação de parcerias para garantia de direitos das crianças com microcefalia.
Na luta contra o vírus a Visão Mundial tem realizado ações como blits educativas, cortejos e caminhadas para mobilizar as comunidades a participar das atividades. Também está sendo promovido mutirões comunitários que garantem não apenas a limpeza do local, mas a revitalização dos espaços públicos.
Outro ponto importante são os acessos as escolas públicas das comunidades atendidas pelo Cluster Fortaleza, onde através de palestras e atividades lúdicas, as crianças também participam de maneira ativa nesse desafio de vencer o mosquito transmissor.
Em parceria com a UNICEF, calendários sobre limpeza das casas foram distribuídos nas regionais V e VI de Fortaleza. Objetivo é diminuir os focos de procriação de mosquitos nas residência, considerados os principais locais de infestação.
No mês de maio 6.567 pessoas já foram impactadas, e uma tonelada de lixo já foi recolhido das ruas beneficiadas com os mutirões. Postos de Saúde, Escolas e ONGs também tem sido beneficiadas com as ações da Visão Mundial, onde todos somando forças buscam a erradicação do aedes aegypti. A luta está só começando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário