sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Luta pelo Recurso da Infância mobiliza a Visão Mundial e os seus parceiros

A Visão Mundial e seus parceiros através do Fórum DCA, estiveram na Câmara Municipal de Fortaleza no dia 13 de Novembro para cobrar a reposição de R$6.195.088,00 (Seis milhões, cento e noventa e cinco mil e oitenta e oito reais) - valor do Orçamento da Infância reduzido pela Prefeitura no Projeto de Lei Orçamentário Anual (PLOA) para 2016.


O Fórum DCA Ceará vem fazendo o monitoramento dos Orçamentos Públicos voltados para a Infância da Prefeitura Municipal de Fortaleza, no que diz respeito à previsão de recursos e à execução; ou seja: como os recursos, previstos em cada Orçamento Anual, estão sendo aplicados nos programas que garantem direitos para crianças e adolescentes.


Duas constatações graves foram percebidas:

1- Com relação ao Orçamento da PMF de 2015: é extremamente baixa a execução dos recursos previstos o que significa que grande parte dos programas relacionados a infância e a adolescência em nossa cidade TEM RECEBIDO POUCOS RECURSOS, e que além disso, MUITOS AINDA NÃO RECEBERAM NENHUM RECURSO prejudicando gravemente o atendimento de crianças e adolescentes;

2- Com relação ao Orçamento da PMF de 2016, estão previstos menos recursos do que em 2015, para programas relacionados a crianças e adolescentes.

Já conseguimos a adesão de vinte e dois vereadores/as que se comprometeram em somar força juntos com o Fórum nessa luta. Avancemos! 

Fórum Construindo a Paz promove encontro no Curió para cobrar respostas sobre a Chacina de 11 de Novembro

O Cluster Fortaleza participou ontem a noite de um evento mediado pelo Fórum Construindo a Paz junto a Secretaria de Segurança Pública para dialogar com as comunidades que foram atingidas pela onda de violência que gerou a morte de 12 pessoas, em sua grande maioria adolescentes. Além do gestor da SSPDS Delci Teixeira, o comandante Geral da Polícia Militar (PMCE), coronel Geovani Pinheiro da Silva e o delegado Geral da Polícia Civil, Andrade Júnior, estiveram na instituição de ensino. 


Nesse espaço moradores tiveram a oportunidade de dialogar e cobrar resposta ao poder público, que após 30 dias ainda não apresentou os responsáveis pela Chacina de 11 de Novembro. Numa quadra lotada, moradores e familiares tiveram a oportunidade de relatar com a cúpula da segurança pública o que viveram no dia 12 de novembro. Com quase um mês, a maioria das pessoas falaram sobre o temor de que o caso fosse esquecido. O caso está com a Controladoria Geral de Disciplina (CGD), que deve pedir a prorrogação do prazo final da conclusão do inquérito que investiga as mortes. (jornal o POVO)


De acordo com o diretor da escola, Adriano Nascimento da Silva, três famílias das vítimas foram até a escola no intuito de saber mais notícias sobre o caso. "Foi no intuito que dissessem (SSPDS) para eles como estava o encaminhamento, pois as vezes não chegam as informações corretas. E vindo do próprio secretário, não sei se traz mais tranquilidade, mas pelos menos eles (família), estão sendo ouvidos", comenta. (jornal o POVO)


O diretor relembra que dois dos jovens mortos na chacina que vitimou 12 pessoas eram alunos da escola. "O Pedro (Pedro Alcântara Barroso ) era voluntário na banda e ensinava os meninos a tocar instrumentos musicais. O outro jovem do Cuca Jangurussu (Jardel Lima dos Santos) era professor de percussão e o Alisson (Antônio Alisson Inácio Cardoso) trabalhava em uma empresa de táxi não cadastrado. 


O Cluster Fortaleza através do Núcleo Sonho de Criança e a Visão Mundial, que fazem parte do Fórum Construindo a Paz assinaram a Nota de Solidariedade do Curió e da Grande Messejana, aonde juntamente com as demais organizações exigem a apuração por parte do poder público estadual a apuração dos fatos e a punição dos culpados, ao mesmo tempo em que se associam para lutar pela paz e pelas transformações necessárias que permitam reduzir as desigualdades econômicas, políticas e sociais, na construção de cidades mais fraternas e igualitárias.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Núcleo Vida de Criança promove Noite de Encanto na comunidade do Ancuri

Diante de um cenário belíssimo e histórico, a antiga Escola de Música do Ancuri, o Núcleo Vida de Criança promoveu no dia 09 de Dezembro na comunidade uma Celebração Natalina que foi puro encanto. Com um público estimado em mais de 350 pessoas entre adultos e crianças, o evento foi marcado pela alegria e pelo lúdico.



Com apresentações ao ar livre, a criançada foi ao delírio com a chegada do Papai Noel junto com a Trupe da Galinha Pintadinha. Durante a festa, além de Contação de histórias, músicas e um show de luzes e fumaça, a criançada recebeu presentes, que transformaram a noite num momento mágico e feliz. 



Mas a festa não para.  O Núcleo Vida de Criança irá promover uma segunda Confraternização de Natal dessa vez na comunidade do Parque Santa Maria. É o natal de luz e esperança da Associação Santo Dias - Núcleo Vida de Criança. 


quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Visão Mundial será homenageada em Sessão Solene na Câmara dos Vereadores de Fortaleza

Dia 11 de dezembro a União dos Escoteiros no Brasil estará na Câmara Municipal de Fortaleza celebrando seus 91 anos de atuação no Brasil e 108 anos de atuação em escala mundial. Aproveitando o momento de festa, a União dos Escoteiros no Brasil estará homenageando a Visão Mundial e o jovem Edgleison Vieira Rodrigues na Sessão Solene. 


O evento acontecerá no dia 11 de dezembro as 19:30h no Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza, que se localiza na Rua Thompson Bulcão 830. Bairro Petrolino Ribeiro. Sintam-se todos convidados! 

Núcleo Sonho de Criança promove Natal de Alegria na comunidade de Gereberaba.

A equipe do Núcleo Sonho de Criança mobilizou seus amigos, parceiros e familiares para promover uma ação diferente na comunidade de Gereberaba: a realização do Bazar Comunitário dos Sonhos. 


A iniciativa teve como objetivo trabalhar a partilha, oportunizar o acesso aos itens básicos de vestuário, visto que a maioria das famílias nessa época ficam muito tristes pois não tem roupas novas" para os filhos e trabalhar a sustentabilidade apartir da idéia de que não precisa ter o "novo" para ser aceito. -  nos falou Paula Costa, coordenadora do Núcleo Sonho de Criança.
 

Além do Bazar Comunitário dos Sonhos, as crianças tiveram atividade recreativa com distribuição de presentes. A proposta foi resgatar os valores da Celebração Natalina. Parabéns a toda equipe do Sonho de Criança!



terça-feira, 8 de dezembro de 2015

MJPOP Brasil vence Prêmio Advocacy Awards

O Prêmio Advocacy Awards finalmente é da família MJPOP Brasil. Um grande reconhecimento para um trabalho que é feito com muito carinho e amor por uma juventude realmente comprometida com a transformação social. 


Nos dois últimos anos, o MJPOP Brasil foram vice-campeões, com campanhas lindas e marcantes: em 2013, com a reforma da Escola Municipal Ricardo Pereira, em Salvador; em 2014, com a campanha Mais Um Silva, do Rio de Janeiro. Dessa vez, alcançamos a vitória com a experiência de impacto político pelos direitos das crianças através do monitoramento dos Conselhos Tutelares de Fortaleza.

O Prêmio é definido através do voto do Juri Especializado e Juri Popular. Na categoria Juri Especializado a vitória do MJPOP Brasil já está definida, mas a votação do Juri popular continua acontecendo e se encerra na sexta feira dia 11 de Dezembro. É continuar torcendo pessoal! 

Parabéns a todos os envolvidos e a essa juventude que transforma nossa história. 

Crianças do Futsal do Núcleo Integrasol debatem sobre o Extermínio da Juventude Negra

Caso se confirme a tendência apresentada no mais recente Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) 2012, entre 2013 e 2019, três mil adolescentes, na faixa etária de 12 a 18 anos, devem ser vítimas de assassinatos em Fortaleza - a capital que apresenta o maior IHA do País. No Brasil, a projeção é que 42 mil jovens sejam mortos no mesmo período, se consideradas as cidades com mais de 100 mil habitantes. Do total, cerca de 16 mil assassinatos devem acontecer no Nordeste. “Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre racismo no Brasil revela que a possibilidade de um adolescente negro ser vítima de homicídio é 3,7 vezes maior do que a de um branco."


Pensando nisso, o Núcleo Integrasol em parceria com o Canal Futura realizarm ontem no dia 07 de Dezembro, uma atividade de consciencialização juntos as crianças e adolescentes sobre a temática. 


Com a metodologia DIZ Aí - Contra o Extermínio das Juventudes Negras, as crianças do futsal do núcleo Integrasol  puderam trocar idéias e dialogar sobre essa realidade tão presente nas comunidades atendidas pelo Núcleo. 


MJPOP é finalista do Prêmio Advocacy Awards

Pelo terceiro ano consecutivo, uma experiência de Visão Mundial Brasil chega à final do Prêmio Advocacy Awards, um reconhecimento da confraternidade para as principais iniciativas de promoção de justiça realizadas por Visão Mundial em todo mundo. A experiência de incidência sobre a política pública de proteção à infância  foi liderada pela juventude de Fortaleza, mas não teria sido exitosa sem o apoio da equipe de colaboradores, dos voluntários e da rede de parceiros de Visão Mundial nessa cidade. 


Conforme relatamos aqui no blog em maio de 2015, a situação atual do Conselhos Tutelares em Fortaleza é angustiante. A cidade convive com uma quantidade insuficiente de colegiados que hoje é de apenas seis unidades.  Com base nessa análise o MJPOP Proteção projeto apoiado pela Visão Mundial Austrália, iniciou no ano de 2013 o monitoramento dos Conselhos Tutelares de Fortaleza. 


Após um intenso processo de mobilização das comunidades e negociação junto ao poder público, foi pautado a construção de mais 2 Conselhos Tutelares nas comunidades. Todo o processo foi monitorado pelo MJPOP, o que garantiu no recente edital de nº 03/2015 lançado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), a convocação de novos conselheiros tutelares de Fortaleza para o período 2016 a 2020 e a implantação de mais dois novos Conselhos Tutelares, totalizando oito unidades. 


Vamos torcer por mais esse reconhecimento do trabalho das juventudes que vem mostrando a sua força e mudando a história da nossa cidade.