A principal estratégia do Cluster Fortaleza é o seu programa desenvolvido nos Núcleos de Atuação. Essa metodologia assume “um compromisso integral e integrado com a transformação social sustentável. A proposta está embasada em três eixos:
- Educação, Proteção e Participação.
De maneira integrada desenvolve ações estratégicas voltadas para a participação infantojuvenil, empoderamento sóciopólitico juvenil e promoção de direitos e deveres.
Hoje vamos falar sobre nosso Projeto de Educação.
O cenário da Educação nas áreas da Regional V e VI de Fortaleza, território de atuação dos Núcleos do Cluster é alarmante. Segundo pesquisa, essas áreas apresentam os maiores indices de analfabetismo resultado da qualidade precária do ensino público. Segundo pesquisa do IDEB, crianças, adolescentes e juventudes possuem deficit de aprendizagem que vai desde a leitura a escrita, até as operações matemáticas.
O Projeto de Educação desenvolvido nos Núcleos é pautado no contexto da educação integral baseada na metodologia libertadora de Paulo Freire, com foco não apenas nas elevação dos índices de desempenho, mas na luta por melhor qualidade de ensino público numa relação de parceria com as escolas da comunidade, através da oferta de atividades complementares ao currículo escolar.
Nossas atividades vão desde a realização de oficinas artísticas culturais as sócio pedagógicas como esporte, ballet, brinquedoteca, artes, inclusão digital, música, entre outras. Há também a mobilização de gestores e demais atores escolares, bem como a capacitação e inserção de nossos jovens no Mercado de Trabalho.Nossos resultados já são visíveis:
- Aumento cognitivo, senso motor e da autoestima das crianças e adolescentes beneficiados
- Fortalecimento da relação família x escola.
- Ações extracurriculares em parceria com as escolas das comunidades
- Garantia do direito ao acesso a cultura, lazer e informação;
- Diminuição dos índices de evasão escolar.
Crianças inscritas atendidas pelo Núcleo Vida de Criança
Atividade junto com a Escola Parceira Manoelito Domingues
- Santa Maria - Vida de Criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário