quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Núcleo Vida de Criança e Enel entregam geladeiras novas as familias da comunidade do Santa Maria

Em parceria com a Enel, o Núcleo Vida de Criança da Associação Santo Dias e a Enel entregaram as famílias da comunidade do Santa Maria 65 geladeiras novas por meio do programa Enel Compartilha Eficiência. O Programa de Eficiência Energética da Enel Distribuição Ceará existe desde 1998 com foco no consumo consciente de energia, melhoria das instalações elétricas e ações educacionais. O projeto é regido pela legislação federal, em especial a Lei n° 9.991, de 24 de julho de 2000 e da regulamentação emanada da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Resolução Normativa n° 556 de 02 de julho de 2013.
Para participar moradores da comunidade precisam realizar o cadastro no programa, e deverão atender a alguns requisitos básicos, como ter a última conta de energia paga, ser beneficiado pela Tarifa Social de Energia (Baixa Renda) ou Rural Monofásico e possuir em casa uma geladeira velha em uso para realizar a troca.

Visão Mundial em parceria com Enel e Sebrae lançam Projeto Farol em Fortaleza

Vinte empreendedores sociais que moram nos bairros Itapery, Passaré, José Walter, Planalto Ayrton Senna e Conjunto Palmeiras, com mais de 18 anos, ensino médio completo ou incompleto e um projeto de ajuda humanitária, empreendimento ou ideia de negócio que gera ou irá gerar renda para a comunidade, estão participando do Projeto Farol – Luz para a Vida. 
Resultado da parceria da Visão Mundial com a Enel e Sebrae Ceará, o Projeto foca na promoção do empreendedorismo solidário a partir do mapeamento de empresas ou iniciativas de moradores que têm ações voltadas para o lucro associado à transformação social do seu entorno.
Carmilson Brito - Gerente da Visão Mundial - Regional Nordeste II
Odailton Arruda - Captação e Novas Oportunidades da Enel
Rafael Albuquerque - SEBRAE CE
Aproximadamente 50 projetos se inscreveram e 30 foram selecionadas para a primeira etapa que foi realizada no dia 16 de agosto no Auditório da Enel. Nessa seletiva 20 projetos avançaram para a segunda fase da ação que teve inicio no dia 21 de agosto com capacitação na metodologia Arquimedes desenvolvida por parceiros da Visão Mundial no Auditório Afonso Sancho - Sebrae Centro. escolhidos os dez finalistas.
Os selecionados vão também fazer parte de oficinas sobre oportunidades de mercado e plano de negócio. Ao final, de acordo com o desempenho, serão A premiação para os primeiros colocados será: cinco mil, para o primeiro, três mil para o segundo e mil para o terceiro colocado, revertidos em bens ou serviços, de acordo com o plano de negócio elaborado por cada participante.

Os demais finalistas terão acesso a mentorias com empresários, que oferecerão subsídios para melhorar o plano de negócio, ampliar o networking e buscar informações sobre investidores anjos para seus empreendimentos.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Cluster Fortaleza e MJPOP participam de Sarau pra celebrar os 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

A data de 13 de Julho marca os 27 anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de acordo com a Lei Federal 8.069/90. Desde seu nascimento ele teima em se materializar e enfrentar os desafios no cumprimento da Proteção Integral de crianças e adolescentes, perpassando pelos antagonismos de sua aplicação, caucados na profunda e histórica desigualdade social do Brasil aliadas aos retrocessos dos direitos e todas as formas de opressão e exploração.
Para celebrar essa data tão importante, o Fórum de Defesa de Criança e Adolescentes do Ceará realizaram na comunidade do São Miguel o Sarau do ECA. Segundo Lucia Angelo, uma das organizadoras do evento e Supervisora Pedagógica da Associação Santo Dias - Núcleo Vida de Criança, os 27 anos do ECA foi "comemorado em alto estilo. "Crianças e adolescentes garantiram a festa. Como é bonito quando as palavras se tornam ação. Nós falamos o tempo todo dos direitos, da proteção das crianças e adolescentes mas geralmente nós fazemos algo para elas assistirem. Ontem elas fizeram e os adultos assistiram." 
O local escolhido para o evento também tem sua simbologia: a Praça da Juventude foi uma conquista da juventude MJPOP de Fortaleza depois de um longo período de luta junto aos orgãos públicos. Além das organizações Associação Santo Dias, Integrasol, Núcleo Sonho de Criança, Visão Mundial e juventude MJPOP, estiveram presentes o Cedeca, Pastoral do Menor, Reajan, Fundação Marcos de Bruin, Palmerê, Tambores de Gueto e  Tropirambu. Valeu pessoal! Vida longa ao ECA. 

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Núcleo Bom Jardim participa de II Seminário Territorial do Bom Jardim

O Núcleo Bom Jardim do Cluster Fortaleza participou do 2º Seminário Territorial do Bom Jardim. O encontro foi um importante momento de debates, levantamentos, devolutivas de demandas e compartilhamento de informações dentro de três dimensões: Desenvolvimento Urbano e Qualidade de Vida, Segurança e Justiça, Prevenção Social e Oportunidade para a Juventude, visando o fortalecimento de compromissos e responsabilidades.

Segundo a Coordenadora Joyce Luz do Espaço Geração Cidadã, o núcleo Bom Jardim está participando de dois eixos: Segurança e Juventude. "Nossos representantes serão empossados no dia 03 de junho no Centro Cultural do Bom Jardim, que como conselheiros irão apoiar, fazer o controle e o monitoramento das diretrizes. A idéia é que possamos criar um Plano de Monitoramento dessas ações.

O Bom Jardim fez parte do PRONASCI e traz uma história de mobilização popular em defesa das lutas populares. Participaram do 2º Seminário Territorial do Bom Jardim, além do Núcleo, a Vice Governadora Izolda Cela e a coordenação territorial do Pacto por um Ceará Pacífico, gestores estaduais e municipais, as polícias civil e militar, instituições públicas com atuação no território, lideranças e a população local.

Padrinho canadense visita criança apadrinhada da Visão Mundial em Fortaleza

O primeiro passo para transformar a vida de uma criança é modificar, antes de tudo, o mundo onde ela vive. Apadrinhar uma criança é uma maneira de fazer isso acontecer. Com essa ação, investimos em mudanças significativas na comunidade onde ela vive, fazendo com que ali seja um lugar melhor para ela viver e crescer

Ser padrinho/madrinha é construir uma relação especial com uma criança. Essa semana a Visão Mundial promoveu um encontro mais que especial: Alexander Pettigrew de 18 anos, veio do Canadá para Fortaleza para fazer visita a uma criança que ele apadrinhou no ano passado e visualizar o resultado que a sua contribuição tem promovido na vida dela.
Foi um dia intenso: Pela manhã, Alexander com o apoio do Núcleo e da Visão Mundial, visitou a escola onde a criança estuda, conversou com professores e diretores e conheceu as metodologias de aprendizagem da VM onde a criança foi inserida. A tarde, depois de almoçar junto com a família da criança, Alexander foi conhecer a comunidade onde ela mora e aproveitou para brincar juntos na Praça da Juventude, resultado de uma ação do grupo MJPOP da região.

Agradecemos ao Alexander por mudar a vida de uma das crianças da VM e convidamos outros a também fazer parte dessa história. Saiba mais pelo link:
http://visaomundial.org.br/

Visão Mundial promove Ocupe a Praça pela Educação em prol da Semana Mundial pela Educação


A Visão Mundial e o MJPOP em parceria com as organizações que compõem o Comitê Cearense pela Educação e organizações parceiras da Visão Mundial em nosso território de atuação (Associação CORDAPES, Instituto Palmas, Integrasol: núcleo Sonho de Criança) promovem no dia 08 de Junho o evento Ocupe a Praça pela Educação

Esse evento faz parte da programação da Campanha Nacional pelo Direito a Educação. A Campanha Nacional pelo Direito à Educação (Campanha) surgiu em 1999, impulsionada por um conjunto de organizações da sociedade civil que participaria da Cúpula Mundial de Educação em Dakar (Senegal), no ano 2000. O objetivo era somar diferentes forças políticas, priorizando ações de mobilização, pressão política e comunicação social, em favor da defesa e promoção dos direitos educacionais. 

A missão da Campanha é atuar pela efetivação e ampliação das políticas educacionais para que todas as pessoas tenham garantido seu direito a uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica, e de qualidade no Brasil.

O Ocupe a Praça pela Educação será realizado a partir das 16:30 na praça do Conjunto Palmeiras. Dentro da programação além de apresentações artisticas e culturais. No dia 09, teremos um Debate público "A luta pela efetivação dos Planos de Educação em Fortaleza" a partir das 14hs na Sede do Instituto Palmas (Avenida Val Paraíso, n 620, Conjunto Palmeiras). Hora de somar forças e ir a luta por uma educação inclusiva e de qualidade para todos.

terça-feira, 11 de abril de 2017

Visão Mundial mobiliza Igrejas Evangélicas em Fortaleza para Campanha pelo fim da violência contra Crianças

No dia 08 de abril a Visão Mundial mobilizou Igrejas Evangélicas em Fortaleza para uma Campanha pelo fim da violência contra crianças: O Jejum Solidário. O Jejum Solidário 2017 é uma iniciativa da Visão Mundial na qual igrejas evangélicas foram incentivadas a unir suas vozes a de milhares de jovens de toda América Latina e do Caribe, para que juntos se convertam em agentes ativos de mudança que são urgentes para o nosso continente: eliminar a violência contra a infância. Em Fortaleza, participaram da Campanha 14 denominações, 16 líderes eclesiais (pastores/pastoras) e 262 apoiadores de várias comunidades da cidade. 
As igrejas que estão localizadas na área do São Cristovão iniciaram suas ações a partir da meia noite e mantiveram suas portas abertas para que pessoas que não tinham participado pela madrugada, pudessem começar a manhã com orações pela infância. Na Igreja Apostólica Deus Proverá, foi realizada uma palestra sobre a Violência Contra Crianças e Adolescentes. A ideia do pastor foi envolver toda a comunidade no enfrentamento a essas violências.
A Igreja de Cristo no São Cristovão, juntamente com o Projeto Atos, convocou adolescentes para um momento de intercessão pelo fim da violência na comunidade. Participarem dos momentos nos dois dias cerca de 40 adolescentes.
Na Igreja Batista Manaaim, Helena Ataíde pastora da denominação relatou sobre a adesão da sua igreja a temática: “Nós abrimos nossa igreja logo cedo. Aqueles que foram trabalhar passaram na igreja para poder orar. É incrível como todos compraram essa ideia. Penso que a violência está tão grande que as pessoas começaram a perceber que necessitam fazer algo”. 
Além dos momentos de Jejum e Oração, outras igrejas fizeram uma rotina de visitas a famílias que sofrem com a violência em seus lares. A Igreja Presbiteriana Independente do Jardim Iracema vivenciou esse momento. Durante a visita, além da oração habitual, foram realizadas momentos de diálogo com a família sobre a importância de não criar os filhos(as) em violência. Os pais têm um papel fundamental na orientação pela paz em seus lares. Uma das casas visitadas, seu Adailton, pai de uma criança no Jardim Iracema relatou: “Eu estava errado em bater em meu filho, hoje compreendi que ele precisa de carinho. Ele deitou ali perto de mim e eu fiquei mexendo no cabelo dele. Eu sei que Deus quer que eu seja uma nova pessoa, com mais amor pelos meus filhos."

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Visão Mundial e Instituto Canaã divulgam a iniciativa Kiteiras em Fortaleza em Encontro de Mulheres Empreendedoras

A Visão Mundial em parceria com o Instituto de Ação Social Canaã, com a Danone, a Aliança Empreendedora e o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID,  realizou um Encontro com Mulheres Empreendedoras do Ministério Assembléia de Deus Canaã. O encontro foi realizado no dia 08 de abril na Sede da Igreja Canaã onde estiveram presentes 280 mulheres de 40 comunidades dos municípios de Fortaleza, Maracanaú e Maranguape. 
O evento vem de encontro com uma necessidade das mulheres. Na pior recessão do país, as mulheres foram fortemente afetadas. De acordo com a pesquisa de emprego e desemprego, do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), somente em Fortaleza e Região Metropolitana, no ano passado, quase metade das pessoas fora do mercado de trabalho era do público feminino. Um total de 118 mil. As mulheres representam 45% da força de trabalho na capital e Região Metropolitana, segundo a pesquisa.
O Kiteiras é uma iniciativa que reforça o caráter social do tradicional modelo de negócios de vendas, com foco no desenvolvimento do empreendedorismo. O objetivo é contribuir para o aumento da renda mensal principalmente de mulheres por meio da  venda de kits de produtos Danone. 
Além do café da Manhã, as mulheres foram beneficiadas com uma palestra sobre Empreendedorismo com Elisângela Matheus-Coordenadora de Projetos do Instituto Canaã.  Logo depois houve a apresentação do Kiteiras, bem como o cadastramento de mulheres interessadas em gerar sua própria renda a participar da proposta.  Ao final do evento todas participaram de sorteios de kits da Danone e Bíblias doadas pela Visão Mundial. 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Campanha Doe uma Escolha 2017 é iniciada pela Visão Mundial em Fortaleza

A Visão Mundial lançou no dia 30 de Janeiro a sua campanha #DoeUmaEscolha 2017. Em 2016 a campanha focou na ideia de arrecadar livros didáticos, onde o resultado final foram crianças com acesso a leitura e a abertura e fortalecimento de Bibliotecas públicas e comunitárias. 
Nesse ano de 2017, o #DoeUmaEscolha vem com um novo desafio: promover um encontro solidário entre escolas públicas e particulares, buscando com isso o fortalecimento da educação através do envolvimento de alunos, comunidade escolar e famílias em uma ação de mobilização pela qualidade da educação na volta às aulas. E o pontapé para essa campanha já foi dado. A primeira escola pública contactada para participar foi a EMEIF Manuelito Guimarães Domingues que está sob a direção de Aparecida Carvalho. Já a escola particular contactada foi o Colégio Batista, sob a direção do professor Isac. Vem coisa boa dessa encontro. 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Núcleo Vida de Criança do Cluster Fortaleza participa de Planejamento Pedagógico das Escolas Parceiras


O Núcleo Vida de Criança - Associação Santo Dias do Cluster Fortaleza participou nos dias 25 e 26 de janeiro do Planejamento Pedagógico 2017 das escolas parceiras Manuelito Guimarães e Moreira Leitão. Nesses encontros o núcleo apresentou o programa Conexão Escola da Visão Mundial, objetivando fortalecer a parceria e inserir suas ações nas atividades escolares buscando com isso o fortalecimento de suas práticas pedagógicas e o desenvolvimento das crianças. 
No dia 25 o encontro foi na Escola Manuelito Guimarães onde foi dialogado sobre a realidade da escola e seus desafios para este ano letivo e a articulação do Plano de Ação da Escola (PPP) com o Plano de Metas. No dia 26 de janeiro o encontro foi na Escola Moreira Leitão, onde os gestores e professores foram capacitados na Metodologia Práticas Leitoras e nas ferramentas da Caixa do Saber. Muita coisa boa vem por ai. 

Visão Mundial participa em Fortaleza do Encontro do Comitê Local da Campanha Nacional pelo Direito a Educação

Nos dias 17 e 21 de Janeiro a Visão Mundial participou do Encontro do Comitê Local da Campanha Nacional pelo Direito a Educação em Fortaleza. A Campanha surgiu em 1999, impulsionada por um conjunto de organizações da sociedade civil que participaria da Cúpula Mundial de Educação em Dakar (Senegal), no ano 2000. O objetivo era somar diferentes forças políticas, priorizando ações de mobilização, pressão política e comunicação social, em favor da defesa e promoção dos direitos educacionais.
A missão da Campanha é atuar pela efetivação e ampliação das políticas educacionais para que todas as pessoas tenham garantido seu direito a uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica, e de qualidade no Brasil. Nessa proposta a Visão Mundial vem somando forças junto com suas agências parceiras para garantir que esse direito básico seja de fato estendido a todas as crianças. O evento contou com a participação de Daniel Cara - Coordenador Nacional da Campanha, Mara Carneiro do CEDECA, Devaldo Bodião - UFC e Campanha Nacional, Keila Leite - CAMPE - Centro de Apoio a Mães de Portadores de Eficiência, Maria de Jesus do Fórum de Educação infantil do Ceará - FEIC, Sônia Helena do Fórum de Educação Infantil e Faculdade de Educação - UFC, Rita de Cassia - Fórum EJA Ceará. 

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Visão Mundial inaugura Sala do Saber em parceria com escola pública.

Em meados de janeiro do ano passado fomos surpreendidos com a informação sobre o Zika, um novo vírus associado ao mosquito Aedes Aegypti. Sem perda de tempo a Visão Mundial declarou esta situação como uma emergência onde a Visão Mundial desenvolveu e implementou um projeto de combate à epidemia do Zika vírus entre fevereiro e setembro de 2016. Estas ações foram desenhadas de modo a fortalecer, ampliar e preencher lacunas das iniciativas encabeçadas pelo Governo Federal, que desenvolveu um plano nacional de enfrentamento às infecções causadas pelo Aedes Aegypti.
Em Fortaleza com uma equipe exclusiva de 08 colaboradores, a Visão Mundial realizou Palestra de Conscientização, Oficinas lúdicas e temáticas, Roda de Conversas, Mutirões de Limpeza, Blitz educativas, Passeatas e Cortejos e Eventos Culturais. Mais de 43 mil pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente nas ações contra o Zika. 


Uma das ações, no entanto, ainda está gerando benefícios: é a Sala do Saber na Escola Municipal Manoelito Guimarães Domingues. Inaugurada em dezembro, a Sala do Saber faz parte do programa Conexão Escola da Visão Mundial, que busca reunir pessoas, ideias e recursos através de ações educativas para que as escolas sejam um ambiente seguro e promotor de educação de qualidade para crianças e adolescentes. Em parceria com o projeto Zika, a iniciativa da proposta visa a disseminação de informações referentes à prevenção pessoal e do entorno comunitário em Fortaleza contra o vírus transmissor. Serão utilizados recursos instrucionais, tecnológicos e tradicionais, permitindo aos alunos interagirem entre si, discutindo e disseminando informações essenciais à sua proteção e de seus familiares.