sexta-feira, 15 de abril de 2016

Núcleo Bom Jardim da Rede DLIS do Grande Bom Jardim sentam á mesa com a Vice- Governadora do Ceará

Nesta terça, 12, uma comissão representativa da Rede de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim (Rede DLIS do GBJ) e de escolas parceiras territoriais foram recebidas pela vice-governadora do Estado do Ceará, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho. O encontro tinha como pautas: o enfrentamento do alto índice de extermínio juvenil no território, a educação e as condições de gestão escolar e a política de segurança pública, com destaque para o Programa Pacto Por Um Ceará Pacífico.
Ficou encaminhado que o gabinete da vice-governadora articulará e acionará a Secretaria de Segurança Pública e Desenvolvimento Social para participar do Encontro Ordinário da Rede DLIS do mês de maio, que se realizará dia 28 daquele mês. O encontro terá como tema a Política de Segurança Pública. 
Participará ainda do encontro a coordenação do Programa Pacto por Um Ceará Pacífico. Esta também participará da reunião da Comissão de Articulação da Rede DLIS de maio, que acontecerá dia 11. Nesta data, a pauta será o planejamento do Seminário Territorial de apresentação do Programa Ceará Pacífico e a coleta de subsídios para elaboração da matriz de intervenção do programa no território e também será tratada a forma de participação da comunidade na gestão deste. 
A comissão entregou à vice-governadora uma cópia da Política de Desenvolvimento Sustentável, com recorte nas demandas de Educação, Juventude e Granja Lisboa, uma cópia da carta aberta da Rede DLIS do GBJ contra a violência e o extermínio da juventude por direitos e cidadania nas periferias de Fortaleza para crianças, adolescentes e jovens, e cópia de um documento com compilação de dados sobre as juventudes no Grande Bom Jardim.
Participaram dessa audiência: Emília Farrapo (coordenadora pedagógica da EEFM Santo Amaro); Zilma Cordeiro (diretora do CAIC Maria Alves Carioca); Joice Luz (Coordenadora do Núcleo Bom Jardim, associada ao Espaço Geração Cidadã); Raimundo Nonato Moreno (Centro de Cidadania e Valorização Humana e Comunidade 07 de Setembro); Marileide da Silva Luz (associada ao Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza); José Alberto (Centro de Cidadania e Valorização Humana); Edivânia Marques (Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza); Adriano Almeida (Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza e conselheiro gestor do Ponto de Memória GBJ); Miguel Ferreira Neto (Associação Espírita de Umbanda São Miguel, Conselho Nacional de Políticas Culturais e conselheiro gestor do Ponto de Memória GBJ). Pelo governo, participaram ainda Carla da Escócia, da coordenação do Programa Pacto Por Um Ceará Pacífico, e Domênico, técnico ligado ao mesmo programa.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Núcleos do Cluster Fortaleza e Juventudes MJPOP participam de Audiência Pública contra o Extermínio das Juventudes

Os núcleos do Cluster Fortaleza e as Juventudes MJPOP participaram no dia 12 de abril no Cuca Jangurussu, de uma Audiência Pública organizada pela Frente Cearence pela Prevenção de Homicídios na Adolescência para ouvir os moradores do bairro Jangurussu e seu entorno, com o objetivo de entender os motivos que levaram os jovens a serem vítimas ou a se tornarem autores de crimes de homicídio.


Mais de 100 moradores estiveram presentes à audiência pública, interessados em ouvir e contribuir com as discussões. O presidente do Comitê, deputado Ivo Gomes (PDT), abriu a reunião explicando para os moradores quais os objetivos e a importância deste trabalho. Ele lembrou ainda que está completando cinco meses da chacina do Curió, na Grande Messejana, quando 11 pessoas, a maioria jovens de até 19 anos, foram executados. “Nós queremos prestar nosso respeito e solidariedade às famílias das vítimas”, destacou o parlamentar.



A audiência recebeu a mãe de uma das vítimas da chacina, Maria Suderli Pereira de Lima, que é moradora do Jangurussu. Seu filho, Jardel Lima, de 17 anos, foi morto quando estava na casa de uma tia que mora no Curió. Ela fez um apelo para que as pessoas deixem o medo de lado e busquem justiça. A mãe também afirmou que a iniciativa do Comitê é importante para entender os problemas que levam à violência contra os jovens e encontrar uma solução.


O relator do Comitê, deputado Renato Roseno (Psol), ressaltou a importância do contato direto com a população, para entender o que foi feito e o que deve ser realizado para evitar que mais jovens sejam vítimas da violência. “Quando uma geração mais velha enterra uma geração mais nova algo muito errado está acontecendo”, pontuou o parlamentar.



Também estiveram presentes à audiência Régis Pereira da Coordenadoria de Juventude do Estado, representantes da Diaconia, Cuca Jangurussu, Coletivo Jangurussu de Resistência, Regional VI e Fórum Popular da Grande Parangaba.

Fonte: Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. 
Fotos: Wilton Bandeira. 

Juventudes do Cluster Fortaleza se encontram para dialogar sobre o Atual Cenário Politico e Econômico do Brasil

Sábado dia 09 de abril, as juventudes de todos os núcleos do Cluster Fortaleza estiveram reunidos na Escola José de Carvalho para dialogar sobre o processo sociopolítico e econômico que ocorreu no Brasil e o atual cenário brasileiro que põe em risco a democracia.

Foram 54 participantes representando suas comunidades e foram convidados o mestrando em Sociologia da UECE Jovanil Oliveira, e Regis Pereira da Coordenadoria da Juventude do Estado do Ceará.


O evento foi muito rico, com ampla participação das juventudes. "Uma das melhores experiências nesse final de semana foi poder discutir conjuntura política com a turma do MJPOP Fortaleza. Tínhamos várias posições divergentes, mas um respeito e carinho maravilhosos uns pelos outros. Não escondemos que tínhamos dúvidas, e que muitas perguntas não tínhamos respostas. Vi adolescentes e jovens de futuros brilhantes e com uma discussão política de alto nível, falou Régis Pereira. 


"Queremos construir uma geração de crianças, adolescentes e jovens que lutam pela melhoria do país. Acredito que a informação é o poder capaz de virar o jogo a favor dos vulneráveis. Precisamos estar munidos de informações, conhecer os nossos direitos e o processo que foi preciso para que eles fossem garantidos, sendo, inclusive, legitimados na declaração de Direitos Humanos e momentos formativos como esses são fundamentais para que as crianças, adolescentes e jovens tenham um pensamento crítico sobre o contexto que os cerca", falou Edgleison Rodrigues, Articulador Politico da Regional Nordeste II - Visão Mundial.

Um dos encaminhamento desse evento é elaborar com as juventudes um plano estratégico de atuação na cidade de Fortaleza para fortalecer os espaços democráticos de direitos e incentivar a reforma política. O novo encontro já está marcado: acontecerá juntamente com a formação do MJPOP, que ocorrerá na tarde do dia 14 e 15 de abril.

sábado, 2 de abril de 2016

Visão Mundial firma parceria com a Secretaria de Educação de Fortaleza

A Visão Mundial e a Secretaria Municipal da Educação (SME) firmaram uma parceria na tarde da quarta-feira dia 30/03. O objetivo é o compartilhamento de serviços entre as instituições para a realização de atividades socioeducativas em prol do beneficiamento dos alunos da rede municipal de ensino e comunidades em geral.



Dentro das responsabilidades da SME está a liberação de espaços (escolas, quadras esportivas) para realização de atividades pedagógicas, formações, reuniões comunitárias, entre outras, permissão e contribuição para realização de atividades de monitoramento do bem-estar da infância nas dependências de todas as escolas do município com as crianças e adolescentes inscritos no programa.




As atividades envolvem, principalmente, práticas leitoras, culturais e esportivas, formação de Grêmios, capacitação dos conselhos escolares, comissões de proteção nas escolas, formação de professores, palestra com famílias, eventos com alunos e famílias de acordo com a necessidade, atividade de enfrentamento ao Bullying, dentre outras. Estas ações visam a melhoraria dos indicadores de desempenho da escola, medidos pelo IDEB e SPAECE.