Aproximadamente 500 pessoas entre jovens, adolescentes e adultos estiveram no Shopping Benfica para ouvir o cantor Tico Santa Cruz na última quarta-feira, 16. Na roda de conversa o assunto foi sobre a grave situação dos jovens negros que são assassinados no País.
Segundo o Mapa da Violência 2015, entre os anos de 1980 e 2012, as mortes por arma de fogo aumentaram 387%. Porém, entre a população jovem esse percentual foi superior a 460%, sendo em sua maioria negros, o que é considerado pelos movimentos sociais um verdadeiro extermínio.
Tico foi convidado pela ONG Visão Mundial, de promoção e defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, e passará ainda por cidades como Salvador, Recife e Rio de Janeiro.
“O Tico foi procurado por alguns dos jovens que participam de nosso projeto Monitoramento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP), que realiza o monitoramento dos serviços públicos onde vivem e políticas públicas para adolescentes e jovens através da mobilização de suas comunidades e poder público. Essas meninas e meninos sentem na pele a perda de amigos e familiares vítimas da violência e do preconceito. Por isso, há dois anos vêm atuando para combater as causas que levam a esses números. O Tico se mostrou disponível e interessado pelo assunto desde o início”, explica o Diretor de Operações da Visão Mundial, Reinaldo Almeida.
O ciclo de debates “Juventude E-NovAção” é organizado pela Visão Mundial para trazer à tona, principalmente entre o público jovem, temas relativos a desafios sociais, soluções inovadoras para enfrentá-los e mobilização da juventude. Nesta primeira edição em Fortaleza, o evento também arrecadou livros para a campanha #DoeUmaEscolha, que está estruturando 26 espaços de leitura e sete bibliotecas nas comunidades onde a Visão Mundial desenvolve projetos de leitura em dez estados brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário