quarta-feira, 29 de julho de 2015

Cluster Fortaleza participa de formação em parceria com o Canal Futura sobre Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes é o tema da série ‘Que Abuso é Esse?’, que estreou no Canal Futura em dezembro de 2014, na semana do Dia Mundial dos Direitos Humanos. A narrativa apresentada através de vídeos educativos em oito episódios, desenvolvida a partir de uma parceria técnica com a organização não-governamental Childhood Brasil, faz uso de linguagem lúdica para tratar esta que é uma das mais graves violações de direitos humanos de crianças e adolescentes previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069, de 1990, e aprofundar os debates sobre o tema.

Ontem, dia 28 de Julho no Hotel Mareiro, todos os núcleos do Cluster Fortaleza enviaram representantes para participar da formação para educadores sociais sobre a temática. O objetivo além de fortalecer a parceria com o Canal Futura, é somar força e conhecimento para enfrentar a problemática do abuso sexual na cidade. Tendo como base as estatísticas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social - SSPDS, que registrou no ano passado 1.371 ocorrências, sendo que 742 envolviam crianças de até 11 anos de idade, o desafio é grande. A título de comparação é como se a cada quatro dias 15 novas vítimas fossem feitas. 

A proposta é que os núcleos socializem o conhecimento e utilizem o material como apoio na luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que sai fortalecida desse momento. 

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Núcleo Integrasol mobiliza pais e cuidadores para a hora de brincar.

Brincar é uma importante forma de comunicação, e é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano.O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem. Pensando nisso nessa sexta- feira dia 17 de Julho mais de 500 crianças participaram da colônia de Férias do Núcleo Integrasol.



A programação faz parte do Julho festivo do Núcleo Integrasol. E é claro que nesse movimento, pais e cuidadores não poderia ficar de fora. Buscando conscientiza-los sobre à ludicidade os mesmos foram convidados a participar do ato de brincar, que faz parte de uma aprendizagem prazerosa não somente de lazer, mas sim, um ato de construção de conhecimento.


Proporcionar integração entre pais e filhos e fortalecer esse vínculo através de atividades lúdicas e interativas garante as nossas crianças um desenvolvimento integral e saudável. 


Parabéns a toda a equipe do Núcleo Integrasol pelo trabalho e as escolas parceiras que tem somado forçado em prol da infância das comunidades atendidas.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Celebração a Ana Kelly e ao Estatuto da Criança e do Adolescente

Dia 13 de Julho em comemoração ao Estatuto da Criança e do Adolescente, Visão Mundial e Cluster Fortaleza celebraram o aniversário e a conquista da Ana Kelly. Agora com 14 anos de idade, Ana Kelly não tinha o registro de nascimento e sem esse documento, Ana Kelly oficialmente não existia e não tinha seus direitos garantidos.

Mas agora a história é diferente: graças ao projeto  Redes de Proteção, numa ação realizada pela  Visão Mundial em parceria com a REAJAN – Rede de Articulação do Jangurussú, que  tem como principal objetivo articular as lideranças religiosas e suas congregações  para a identificação de casos de violação dos direitos de crianças e adolescentes,  em especial os casos de sub registro civil, para o  devido encaminhamento aos órgãos competentes, Ana Kelly celebrou seu primeiro aniversário com os direitos assegurados. 


Estiveram presentes além de familiares e amigos, Marcia Monte gerente do Cluster Fortaleza, Eliane Lopes da Diaconia, Manoel Santana da Igreja Cristã Internacional, Paulo Uchoa e familia do Núcleo Convida e Lucia Angelo do Núcleo Vida de Criança.


Que a conquista da Ana Kelly seja a de todas as crianças de nossas comunidades. A luta continua! 

Julho festivo para as crianças do Núcleo Integrasol

O mês de julho para as crianças da comunidade do Planalto Airton Senna tem sido de festa e de alegria. Com uma programação voltada para proporcionar brincadeiras e diversões, o Núcleo Integrasol tem se mobilizado para garantir que todas as crianças atendidas pelo programa sejam beneficiadas. 

No dia 03 de julho, com a temática de Incentivo as Brincadeiras, as crianças participaram de momentos de resgate das brincadeiras infantis como brincar de corda, elástico, e cabo de força. 

No dia 10 a festa continuou com a temática Resgate das Brincadeiras Infantis. O objetivo é promover para as crianças e comunidades oportunidades de brincar coletivamente, e sem a utilização de jogos eletrônicos. 

No dia 13 havia muito o que celebrar. Foi os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Mais de 400 crianças foram celebrar através de apresentações artisticas de Balé, Música e Teatro.
E se você pensa que parou por aqui, que nada! As crianças estão com a corda toda nessas férias para aprender inglês e espanhol no Núcleo Integrasol. 

Em parceria com a IESEC, 310 crianças e pré-adolescente tem participado das oficinas com os voluntários Adam da República Checa, Esther do México, Albert e Alfred dos Estados Unidos, Cristian da Bolívia e Ibraim da Rússia. É o intercâmbio cultural promovendo conhecimento e integração para nossos meninos e meninas. 

E o mês de julho ainda está na metade do caminho... 

Núcleo Integrasol e Canal Futura: parceria que deu certo!

Promovido pelo Integrasol em parceria com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho, IFAN - Instituto da Infância e Fundação Ana Lima, educadores do Núcleo Integrasol participaram do Seminário Olhar multidimensional nas infâncias,  O evento celebrou o encerramento da 5ª edição do projeto “Maleta Futura” e contou com a presença da articuladora nacional  do Canal Futura Priscila Silva e Ana Amélia Melo, das palestrantes Ivone Costa da Fundação Oswaldo Cruz, Patrícia Matos e da Dra. Antônia Lima promotora da Vara da Infância e da Adolescência.  

Nesse seminário foi apresentado a avaliação do projeto, além de duas oficinas temáticas para os educadores participantes: Educação e Prepositividade/Ludicidade e Educação Étnico-Racial.  

O projeto Maleta da Infância é desenvolvido pelo canal Futura, e tem como premissa a necessidade de garantia da relação da aprendizagem das crianças e dos adolescentes com a sua vida e com sua comunidade, potencializando o currículo escolar com práticas, habilidades, costumes, crenças e valores que estão na base da vida cotidiana. Em sua 5ª edição, abordou a temática da Infância, olhando-a sob a perspectiva da educação integral.

domingo, 12 de julho de 2015

A menina que nasceu com o ECA.

A certidão de nascimento é o primeiro e mais básico documento na vida de uma brasileiro, fundamental para o acesso a serviços de saúde, educação, moradia, dentre outros direitos. Embora seja gratuito e possa ser realizado em qualquer cartório, em Fortaleza 6.509 crianças ainda não possuem o registro civil, e por isso, são excluídas de programas sociais, benefícios e políticas públicas voltados para a população em geral. Os dados são da Coordenadoria para Promoção da Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura Municipal. 

Conforme a pasta na Capital, os maiores percentuais de meninos e meninas sem documento se encontram nos locais onde ainda há baixo Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, habitados em grande parte por pessoas com pouca ou nenhuma escolaridade e renda familiar insuficiente. 

Na tentativa de reduzir o número de crianças sem certidão em todo o Estado, o governo federal em parceria com a UNICEF, Visão Mundial e outras entidades nacionais somaram forças em prol da Campanha pela Erradicação do Sub-Registro. 

No Conjunto Palmeiras por exemplo, são 297 crianças que não tiveram acesso ao documento. É nessa comunidade que vamos conhecer a Ana Kelly. Com 13 anos de idade, Ana Kelly não tinha o registro de nascimento. Sem esse documento, Ana Kelly oficialmente não existia e não tinha seus direitos garantidos. Era 3:00hs da tarde do dia 26 de junho de 2015 quando a Equipe da Visão Mundial, Cluster Fortaleza e lideranças eclesiais, chegaram juntamente com a Anna Kelly e família ao Cartório Jaime Araripe para efetivar a emissão desse documento tão importante. Nessa data Ana Kelly nasceu para o mundo; é nesse momento que ela passa a ser Ana Kelly de Lima Pires com data de aniversario no dia 13 de julho, a mesma data que celebramos o aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.  Com sua cidadania resgatada muito ainda precisa ser feito. Feliz e agradecida, a garota sorridente partiu iluminada em busca de seus direitos.

Esta conquista é fruto do projeto  Redes de Proteção, uma ação  realizada pela  Visão Mundial em parceria com a REAJAN – Rede de Articulação do Jangurussú, que  tem como principal objetivo articular as lideranças religiosas e suas congregações  para a identificação de casos de violação dos direitos de crianças e adolescentes ,  em especial os casos de sub registro civil, para o  devido encaminhamento aos órgãos competentes

Agora todas as vezes que uma audiência pública for agendada, uma caminhada for realizada ou um manifesto for publicado em comemoração ao aniversário do ECA, lembraremos da garota sorridente que nos fez e nos faz acreditar que um mundo melhor é possível para todas as crianças e adolescentes.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Meninos de Deus - Fé, Esperança e Amor

São meninos e meninas que Deus juntou para acender a luz da Esperança em espaços nublados pelas injustiças sociais. Meninos e Meninas que se encontram para bradar para todos e todas e quantos quiserem ouvir que a Vida é possível apesar de tanto desamor. 
Meninos e meninas de Deus que se unem para jogar o jogo do aprende-ensina, um grande time que joga na certeza que vai ganhar de goleada do seu grande oponente: a indiferença. 
Metodologia Meninos de Deus - Livro I 

É com essa poesia que o Núcleo Pantanal em parceria com a Visão Mundial e REAJAN - Rede de Articulação Jangurussu e Ancuri, celebram a conclusão do breve documentário sobre a história do grupo Meninos de Deus. Quem são, quais os sonhos desses meninos e meninas, e quais os desafios dessa caminhada estão presente nesse vídeo emocionante. Vamos ver?