sábado, 18 de junho de 2016

Evert-Jan Ouweneel visita Cluster Fortaleza para dialogar com a cidade sobre a temática Desigrejados.

A vinda de Evert-Jan Ouweneel foi um presente para a Fortaleza. Sua visita teve inicio na comunidade do Santa Filomena, no espaço do Núcleo Pantanal, onde ele participou de uma roda de conversa com Paulo Uchoa e o grupo Meninos de Deus que relatou para Evert-Jan suas histórias de superação e seus desafios cotidianos. 


A noite no auditório da Igreja Presbiteriana do Brasil, Evert-Jan trouxe o diálogo sobre um dos fenômenos mais intrigantes dos nossos dias atuais: DESIGREJADOS - Igreja para que?.


Juntamente com o diretor da Visão Mundial João Helder e o pastor Carlos Queiroz, Evert-Jan traz para o público um breve panorama das igrejas da Europa e como a mesma vem compreendendo a temática dos desigrejados, quais os seus desafios e suas aprendizagens para a Igreja Brasileira. Numa roda de conversa leve, descontraída e envolvente, o público presente pode interagir com os convidados lançando as suas dúvidas e compartilhando suas inquietações.



O evento contou com a presença de um grupo de música (Robson Barros, Augusto e Marcilene Moreira) e pastores da Igreja Betesda e Metodista, além do Padre Hermano Allegri diretor da ADITAL.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Maio de Mobilização contra o Zika Virus nas comunidades atendidas pelo Cluster Fortaleza

O mês de Maio foi intenso para as ações da Visão Mundial contra o Zika Vírus. Identificado pela primeira vez no país em abril de 2015, o vírus da zika tem provocado intensa mobilização das autoridades de saúde no país. A Visão Mundial desde de fevereiro de 2016, com o aumento progressivo de casos, tem realizado ações de emergência focada na conscientização de todos os públicos, em especial de crianças e gestantes e na formação de parcerias para garantia de direitos das crianças com microcefalia. 


Na luta contra o vírus a Visão Mundial tem realizado ações como blits educativas, cortejos e caminhadas para mobilizar as comunidades a participar das atividades. Também está sendo promovido mutirões comunitários que garantem não apenas a limpeza do local, mas a revitalização dos espaços públicos.

Outro ponto importante são os acessos as escolas públicas das comunidades atendidas pelo Cluster Fortaleza, onde através de palestras e atividades lúdicas, as crianças também participam de maneira ativa nesse desafio de vencer o mosquito transmissor. 

Em parceria com a UNICEF, calendários sobre limpeza das casas foram distribuídos nas regionais V e VI de Fortaleza. Objetivo é diminuir os focos de procriação de mosquitos nas residência, considerados os principais locais de infestação. 


No mês de maio 6.567 pessoas já foram impactadas, e uma tonelada de lixo já foi recolhido das ruas beneficiadas com os mutirões. Postos de Saúde, Escolas e ONGs também tem sido beneficiadas com as ações da Visão Mundial, onde todos somando forças buscam a erradicação do aedes aegypti. A luta está só começando.