sábado, 28 de maio de 2016

Juventudes do Cluster Fortaleza participarão do Campus #PartiuPeriferia

Durante os dias 3, 4 e 5 de Junho de 2016, adolescentes e jovens dos núcleos do Cluster Fortaleza participarão de um acampamento para pensar propostas de soluções para as problemáticas locais. O Campus #PartiuPeriferia é um acampamento de internet e cultura digital que acontecerá no Conj. Palmeiras tendo como intuito de discutir as problemáticas da região, e fortalecer as relações comunitárias, junto a Juventude e moradores do Grande Jangurussu.


O objetivo do evento é fortalecer as relações das comunidades do grande Jangurussu, fazendo com que os jovens criem laços de cooperação na periferia, despertando suas capacidades empreendedoras, sensibilizando a juventude para a Economia Solidária, ofertando soluções via Tecnologia da informação.

 

O evento contará com atrações culturais, mesas de debates, oficinas, trabalhos em grupos e visitas ao bairro, para conhecer a história dos primeiros moradores, das Associações, do Banco Palmas, o canal de drenagem, as lagoas de estabilização, os comércios que estão na rede de economia solidária entre outros.

Serão 100 barracas para os inscritos que cumprirem os requisitos. O evento garantirá alimentação para os 3 dias de atividades durante o acampamento. Cada participante receberá uma bolsa alimentação no valor de 120 reais, que será paga utilizando o aplicativo e -dinhero, uma moeda social eletrônica via celular que poderá ser utilizada em diversos estabelecimentos do bairro

Durante o evento os jovens estarão divididos em grupos de 5 pessoas, totalizando 20 grupos. A proposta é que cada grupo elabore uma iniciativa para a resolução de uma problemática que serão submetidas ao Juri no ultimo dia do evento. As 3 melhores propostas selecionadas ganharão um prêmio. 


O acampamento acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de Junho de 2016 na Praça Central do Conjunto Palmeiras. O evento está sendo organizado por um comissão de jovens representantes das organizações:  Visão Mundial, Banco Palmas, CORDAPES, REAJAN, CUCA Jangurussu, Mídia Ninja, Associação Santo Dias, Igreja São Francisco, PalmasLab e Companhia Bate Palmas  em parceria com a OS Instituto de Juventude e Inovação (IJI) e a execução da Coordenadoria de Juventude de Fortaleza.

Visão Mundial e MJPOP Fortaleza apoiam estudantes de Escolas Estaduais ocupadas em Fortaleza.

Visão Mundial e MJPOP Fortaleza entraram na luta dos estudantes de Fortaleza por uma educação de qualidade. Hoje o MJPOP esteve nas escolas Aldaci Barbosa e CAIC do Bom Jardim para levar alimentos em apoio a ocupação das escolas pelos estudantes.



Escolas da rede estadual vem sendo ocupada pelos estudantes desde que a greve dos professores foi decretada pela sua categoria. O Ceará possui 709 escolas estaduais. Ao todo, são 54 escolas ocupadas em todo o Estado - sendo 36 localizadas em Fortaleza (CE). Cerca de 300 estudantes participam dos protestos e contam com ajuda de pais, funcionários das escolas e professores para manter os prédios ocupados.



Os estudantes reivindicam, em geral, reforma nas escolas; implantação do passe livre; diversificação no cardápio da merenda e aumento na quantidade da alimentação fornecida pelas escolas. Eles destacam também que as ocupações ocorrem em apoio à greve dos professores da rede estadual de ensino. Enquanto estão sem aulas, estudantes realizam oficinas de artes, seminários de temas diversos e limpeza das unidades escolares.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Alunos do IFCE em parceria com Cluster Fortaleza realizam palestra educativa contra o Zika Vírus

Em parceria com o Núcleo Sonho de Criança do Cluster Fortaleza, os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, IFCE, da disciplina de projeto social estiveram ministrando uma oficina prática participativa com 20 crianças na escola José de Carvalho, no bairro José de Alencar, no último sábado dia 14/05/2016, abordando a temática de educação ambiental voltada para boas práticas para saúde e prevenção de doenças, e abordando o zika como foco das discussões. 



Formas de identificar os focos do mosquito transmissor e meios de prevenção foram discutidos e identificados na prática e apresentados de forma expositiva em cartazes. A oficina faz parte da proposta pedagógica multidisciplinar entre os diversos cursos do IFCE e viabiliza que os alunos se integrem nos meios sociais para que obtenham uma vivência prática de como abordar temáticas de interesse social e tornar a instituição mais conhecida e acessível. 


Em parceria com a Visão Mundial, Coletivo Jangurussu convida para Seminário sobre o Zika Vírus


quinta-feira, 5 de maio de 2016

Visão Mundial promove evento Mães Solidárias

A Visão Mundial estará promovendo o evento Mães Solidárias. O evento acontecerá no dia 22 de Maio a partir das 9hs no espaço da Casa José de Alencar. A entrada será a doação de 01 lata de leite em pó. A ação será em beneficio das mães com crianças com microcefalia. Participe! 

Núcleo Pantanal promove Lançamento de Cordel em Escola Parceira

O Núcleo Pantanal realizou no dia 29 de abril um Lançamento do Cordel Somando Experiências para a VIDA dos alunos do segundo a quinto ano da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Germano Ponte Neto. 


literatura de cordel é uma espécie de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Também são utilizadas desenhos e clichês zincografados. Ganhou este nome, pois, em Portugal, eram expostos ao povo amarrados em cordões, estendidos em pequenas lojas de mercados populares ou até mesmo nas ruas.



O trabalho na referida escola é fruto da ação da Estagiária Simone e da educadora Iverlene do Núcleo Pantanal com as crianças que participam do Projeto Conexão Escola na atividade Contação de Histórias.


Segundo a coordenação pedagógica da escola, o Cordel construído pelas crianças será exposto na Bienal do Livro que está previsto para ocorrer em setembro no Centro de Convenções de Fortaleza.

  

Felipão ex-cantor da Banda Forró Moral é empossado como Embaixador da Visão Mundial

Felipe Gurgel (Felipão) foi empossado como embaixador da Visão Mundial na terça dia 29/04 em Fortaleza.

 
Ao longo da trajetória de 40 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial tem contado com o importante apoio de profissionais de destaque em diversas áreas. Eles têm se tornado Embaixadores da organização, emprestando seu prestígio e levantando suas vozes para mobilizar pessoas, que através deles, também se engajam na causas que defendemos em benefício das crianças do nosso país.


Entre outros renomados artistas da música cristã brasileira hoje temos o prazer de oficializar nossa parceria com o Felipão. Felipe Aragão Gurgel, conhecido também como Felipão, é um cantor brasileiro de música cristã contemporânea, natural da Paraíba. Adquiriu notoriedade nacional com o projeto musical chamado Felipão e Forró Moral em meados de 2007.


Nascido no estado da Paraíba, aos 8 anos de idade mudou-se para Fortaleza com seus pais e mais 3 irmãos, e reside no estado do Ceará até os dias de hoje.
Por ter interesse pela música, aos 16 anos iniciou-se nas atividades musicais. Trabalhou com bandas que alcançaram notoriedade regional, até fundar o Forró Moral, que alcançou notoriedade em toda região Norte e Nordeste do país.


Em 2008 deixou a banda a qual fazia parte, se converteu e se tornou cristão evangélico. Hoje, com um trabalho sólido no mercado musical, Felipão viaja por todo o país, falando através de sua musica sobre a fé que transformou sua vida.
Agora como um dos embaixadores da Visão Mundial vai emprestar sua influência e liderança em favor de milhares de crianças de nosso país.

Escolas Públicas de Fortaleza recebem Ações da Visão Mundial contra o Zika Vírus

Por conta da maior epidemia registrada de infecções provocadas pelo mosquito aedes aegypti desde 1990, escolas de Fortaleza vem recebendo ações de impacto de emergência contra o Zika Vírus promovida pela Visão Mundial. Segundo o Ministério da Saúde através de boletim epidemiológico emitido em fevereiro de 2016, no ano de 2015 foram registrados 1.669.669 casos prováveis de infecção pelo vetor no país. 


Os números assustam por serem 178% maiores do que os casos notificados no mesmo período no ano de 2014. Com a chegada do período chuvoso, ocorre o pico de incidência das infecções. Durante os meses de abril e maio, com o aumento das chuvas e a precariedade do saneamento básico, as comunidades mais vulneráveis se transformam em criadouros perfeitos para as larvas dos mosquitos.





Mobilizar as escolas públicas e conscientizar crianças, adolescentes, juventudes, famílias e comunidades tem sido palavra chave para as ações da Visão Mundial em Fortaleza. Em 45 dias foram realizadas Rodas de Conversa, Teatro e Teatro de Bonecos, Oficinas Temáticas com Gestantes, Oficinas de Capacitação, Palestras, Mutirões de Limpeza, Cortejos e Caminhadas. 


Já foram beneficiadas cerca de 7.672 pessoas das comunidades situadas na regional V e VI de Fortaleza. Através da parceria com 14 Escolas públicas, crianças e adolescentes já são 86% do público total impactado.