quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Confraternização e Alegria na reinauguração do Espaço do Geração Cidadã

Com muita música, capoeira, ciranda, foi realizado no dia 25 de novembro a reinauguração do Espaço Geração Cidadã de Arte e Cultura.


Fundada em 1998 por iniciativa de lideranças da igreja católica e famílias do bairro da Granja Portugal, o Geração Cidadã foi construído em sistema de mutirão comunitário com o apoio das Irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria e foi idealizado para ser um espaço de lazer e cultura para as crianças e adolescentes vulneráveis a problemática da drogadicção e violência tão presente na região. Legalizado em 2003, seus fundadores são na sua maioria jovens outrora beneficiados pela entidade e hoje cidadãos comprometidos com a causa da infância e da adolescência.


Durante o evento, as crianças relataram o que o EGC representavam para elas e para a comunidade: " O espaço para mim é meu lugar de brincar. Eu faço oficina de música, mas tem futebol, natação e capoeira. O que eu mais gosto é dos passeios" falou rindo Emerson de 13 anos. A irmã Terezinha da Igreja Católica Maculada Coração de Jesus também deu o seu depoimento: "Junto com a gente veio muita gente da comunidade. Nós apostamos e acreditamos nessa idéia e graças a Deus teve continuidade com um grupo participativo, leve, jovem e cristão. ¨Foi uma coisa muito bonita que aconteceu. Esse espaço foi construído com muita luta e dificuldade, mas agora o espaço é nosso!" falou emocionada dona Nenzinha, moradora da comunidade.

Além das crianças, adolescentes, juventudes, famílias e equipe técnica do Núcleo Bom Jardim, o evento contou com a participação de organizações parceiras, representantes da diretoria do EGC, coordenadores dos Núcleos do Cluster Fortaleza e da Visão Mundial. 


Desejamos a equipe do Núcleo Bom Jardim, alegria e paz nessa nova caminhada. E parabéns pela linda festa!

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Crianças do Integrasol abrem festividades de Natal em Shopping de Fortaleza

A música é um elemento fundamental devido a importância que representa no desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor das crianças e adolescentes. A criança começa a se expressar de outra maneira e é capaz de integrar-se ativamente na sociedade, porque a música ajuda a ganhar independência nas suas atividades habituais, assumir o cuidado de si mesma e do meio, e ampliar seu mundo de relações. A música tem o dom de aproximar as pessoas. O trabalho do Núcleo Integrasol utilizando essa ferramenta tem contribuindo com a formação de várias crianças da comunidade do Planalto Airton Senna. 


E o resultado a cidade de Fortaleza já pode acompanhar. Dia 21 de Novembro as crianças do Coral do Núcleo Integrasol encantaram o público de um shopping de Fortaleza com músicas natalinas. A apresentação contou com um grupo de 35 crianças e adolescentes que levaram alegria e esperança para o público do Shopping através dos cânticos. 

Estiveram presentes para prestigiar o momento além de educadores, a coordenação Institucional do Núcleo Integrasol Sandra Ferrer, a coordenadora Luzia Castro e o Assessor de Relacionamento da Visão Mundial Herbert Nogueira. Que curtir um pouco da apresentação? Segue vídeo abaixo. Parabéns para toda a equipe do Núcleo e em especial as crianças pela linda apresentação.

Núcleo Integrasol em parceria com o Grupo Arriba promove Oficina de Diversidade Cultural

Muita animação para as juventudes da ATOS do Núcleo Integrasol. Dia 19 de Novembro de 2015, o núcleo em parceria com o Projeto Arriba realizou uma Oficina sobre Diversidade Cultural. 


O projeto Arriba trabalha com pessoas em situação de rua, através da música. Idealizado pelo Educador, Pedagogo e Artista Bruno Gustavo, o trabalho é realizado no Centro POP, um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. 

A oficina foi importante pelo momento cultural vivenciado pelas juventudes. Membros do projeto Arriba não só se apresentaram, como também falaram da importância da ação em suas vidas, através de atividades lúdicas. Participaram da oficina aproximadamente 50 pessoas representantes das comunidades atendidas pelo Núcleo. 


sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Pastor Keith Stewart retorna a Fortaleza

Um incansável defensor dos pobres pelo mundo visitou entre os dias 13 a 18 de novembro cidades, comunidade e igrejas para encontros com lideres cristãos, celebrações e visitas à projetos apoiados pela Visão Mundial. Era o Pastor Keith Stewart que retornou ao Brasil e claro não deixou de vim a Fortaleza.


Na comunidade do Santa Filomena, Pastor Keith visitou o projeto Meninos de Deus: uma proposta de intervenção concreta, prevenção e enfrentamento da violência social e individual que envolve crianças e adolescentes em vulnerabilidade extrema ou em conflito com a lei, através de ações integradas no âmbito da formação sócio-cultural e desporto desenvolvida pela organização. 


Paulo Uchoa, coordenador responsável pelos Meninos de Deus apresentou o histórico do projeto, seus desafios e conquistas, e após esse momento se estabeleceu um rico diálogo entre o pastor com os meninos presentes ao momento: "Quero saber qual é o maior benefício desse projeto na sua vida?" perguntou pastor Keith. "Ele me ensinou a valorizar a vida. A gente sente a abundância dessa vida nova. Quando a gente subia na rua as pessoas corriam para dentro de casa com medo. Agora não, o pessoal aperta a minha e me cumprimenta." contou feliz um dos jovens Meninos de Deus.


No sábado ele participou de um encontro com líderes cristãos na Igreja Metodista Central de Fortaleza que contou com a participação de representantes de dezenas de denominações evangélicas com o objetivo de compartilhar sua experiência como pastora de igreja local e teólogo encorajador da Missão Integral.


Á noite participou de evento da Comunidade Cristã Gileade e domingo pela manhã na Igreja Presbiteriana Central de Fortaleza impactando centenas de pessoas com uma mensagem sobre um evangelho prático e que faz ações de misericórdia para pessoas em vulnerabilidade, transformando a experiência da igreja local e posicionando as comunidades cristãs em celeiros de cristãos que exercem sua influencia na sociedade. Na ocasião dezenas de pessoas atenderam ao seu apelo para serem patrocinadores de crianças atendidas pela Visão Mundial. 

Estamos gratos a Deus por esta segunda oportunidade de ter Keith Stwart no Brasil sabendo que sua influencia e pregação exerce um impacto incrível no nosso país e na América Latina.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Onda de violência atinge comunidades atendidas pelos Núcleos do Cluster Fortaleza

Na madrugada desta quinta-feira (12), a cidade de Fortaleza vivenciou a maior chacina da sua história. 11 jovens foram mortos em um intervalo de três horas e meia, na região da Grande Messejana. 


O secretário estadual de Segurança e Defesa Social, Delci Teixeira informou que apenas duas das 11 vítimas tinham passagens pela polícia, por crimes de potencial leve. Segundo ele, as pessoas "já estão identificadas" e "muitos são jovens, menores". "Quase 50% das pessoas que foram mortas são menores", disse. Uma das linhas e investigação dá conta que a série de crimes pode estar relacionada ao assassinato do policial militar Valtermberg Chaves Serpa, morto quando tentava proteger a mulher durante um assalto, segundo o chefe do Comando de Policiamento da Capital, coronel Francisco Souto. "Evidentemente, não se descarta a possibilidade de existir alguma represália por conta da morte do policial", diz.


Na sexta feira dia 13, o Comitê Cearense pela Desmilitarização da Polícia e da Política trouxe para Fortaleza ORLANDO ZACCONE do Rio de Janeiro para dialogar sobre a temática. As atividades propuseram um debate para o enfrentamento à violência policial no campo e na cidade, ao encarceramento em massa, a criminalização de lutadores/as sociais e ao extermínio da juventude nas periferias. A situação da Grande Messejana em face dos acontecimentos estiveram no cerne do diálogo. Participaram desse momento, representantes do Núcleo Integrasol e Sonho de Criança, esse último cuja área de atuação é a que foi mais impactada com a onda de violência contra as juventudes. Foi proposto a elaboração de uma agenda sistemática para debater o extermínio das juventudes, além da realização de atos públicos.


Na noite do dia 13 de novembro, as juventudes das comunidades se articularam para realização de um ato público contra o extermínio das juventudes no espaço do Cuca Jangurussu, onde duas das vítimas deste crime brutal eram estudantes. Eles se organizaram e saíram em caminhada onde a chacina aconteceu para chamar a atenção das autoridades para a situação de violência vivenciada nestas comunidades. “Não sabemos ainda o que aconteceu, mas eles eram amigos. Hoje eu vi as fotos deles sendo compartilhadas nas redes sociais, como se fossem bandidos, e ficamos revoltados. Eles são meninos ótimos, esportistas, que não tinham nada a ver com tráfico”, lamentou uma das jovens organizadoras da manifestação, que atribui a chacina da madrugada a policiais. Estiveram no ato representantes do Núcleo Integrasol. 



No domingo foi realizada a Marcha pela Paz, do Curió. A mobilização teve como pauta principal a chacina que ocorreu no último dia 11, na grande Messejana. Estavam presentes familiares das vítimas, moradores do bairro e representantes dos movimentos sociais das comunidades. 




quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Núcleo Integrasol promove Formação sobre Sexualidade para as Juventudes.

Em parceria com o Coletivo Coca Cola - Planalto Ayrton Senna, ATOS - Aprendiz, CDI e Primeiro Passo, o Núcleo Integrasol realizou no dia 11 de Novembro uma formação sobre Sexualidade para as juventudes.

É importante ressaltar que esses espaços de diálogo com as juventudes são fundamentais nesse momento. A partir do ano 2000, as juventudes mesmo com acesso a ampla informação, vem contribuindo para a redução das práticas mais seguras, como o uso de preservativos nas relações sexuais, gerando com isso o aumento dos índices de casos de doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS e a gravidez na adolescência no Brasil.  


Segundo o Jornal o POVO, no Ceará, entre os anos 2000 e 2010, a proporção de adolescentes gestantes passou de 15% para 11,7%. Uma redução que é para ser comemorada, mas que precisa ser ampliada. A porcentagem atual coloca o Estado com a menor taxa de adolescentes mães do Nordeste, e isso se dá por iniciativas como essa promovida pelo Núcleo Integrasol.

Núcleo Bom Jardim abre inscrições para as Oficinas de Capoeira na comunidade.

Pensando em todos os benefícios que a capoeira é capaz de promover na vida de crianças e adolescentes, o Núcleo Bom Jardim em parceria com o SESC - CE, iniciou no dia 06 de Setembro as inscrições e o primeiro encontro com as famílias da comunidade para apresentar a proposta das Oficinas de Capoeira. 


A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música. Um dos significados da palavra capoeira refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. 


A luta de defesa pessoal, que é reconhecida também como dança, foi desenvolvida por africanos que foram escravizados e trazidos ao Brasil. A capoeira é disputada por duas pessoas que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus. A prática da capoeira trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, proporciona criatividade e liberdade de movimentos.

O objetivo do Núcleo é atender 80 crianças e adolescentes com a prática esportiva nas comunidades do Belém, Santa Clara, Mela Mela e Novo Mundo, todas situadas no Grande Bom Jardim.