Mobilização das Juventudes contra o Extermínio das Juventudes Negra: Essa foi a pauta do Dia Nacional das Juventudes. O evento realizado pela Visão Mundial através do projeto MJPOP e seus parceiros do Cluster Fortaleza reuniu em 22 de setembro, cerca de 80 adolescentes e jovens numa conferencia livre de juventudes para refletir sobre a situação de violência juvenil da cidade de Fortaleza e juntos traçarem estratégias para intervirem nessa situação e promover a cultura de paz.
Além de apresentações artísticas e culturais, o evento contou com a presença do Deputado Estadual Renato Roseno que relatou sobre a situação da violência juvenil no Estado.
As juventudes realizaram também uma caminhada pela comunidade da Granja Portugal em Fortaleza, lembrando as milhares de mortes de jovens e adolescentes da cidade. Segundo o Mapa da Violência 2015, nunca foram registradas tantas mortes por arma de fogo entre a juventude brasileira. Cerca de 59% das mortes por armas de fogo registradas (24.882) foram de pessoas na faixa de 15 a 29 anos – ou seja, quase um em cada três vítimas integrava esse grupo etário. Outro dado relevante diz respeito ao alto número de negros mortos. Segundo levantamento do Subsistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, que registra a raça e cor das vítimas no País, morreram 142% mais negros do que brancos por armas de fogo em 2012. O total de vítimas negras foi de 28.946, contra 10.632 de pessoas brancas. A predominância foi de homens (94%), sendo 95% da faixa etária entre 15 e 29 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário