sexta-feira, 2 de junho de 2017

Núcleo Bom Jardim participa de II Seminário Territorial do Bom Jardim

O Núcleo Bom Jardim do Cluster Fortaleza participou do 2º Seminário Territorial do Bom Jardim. O encontro foi um importante momento de debates, levantamentos, devolutivas de demandas e compartilhamento de informações dentro de três dimensões: Desenvolvimento Urbano e Qualidade de Vida, Segurança e Justiça, Prevenção Social e Oportunidade para a Juventude, visando o fortalecimento de compromissos e responsabilidades.

Segundo a Coordenadora Joyce Luz do Espaço Geração Cidadã, o núcleo Bom Jardim está participando de dois eixos: Segurança e Juventude. "Nossos representantes serão empossados no dia 03 de junho no Centro Cultural do Bom Jardim, que como conselheiros irão apoiar, fazer o controle e o monitoramento das diretrizes. A idéia é que possamos criar um Plano de Monitoramento dessas ações.

O Bom Jardim fez parte do PRONASCI e traz uma história de mobilização popular em defesa das lutas populares. Participaram do 2º Seminário Territorial do Bom Jardim, além do Núcleo, a Vice Governadora Izolda Cela e a coordenação territorial do Pacto por um Ceará Pacífico, gestores estaduais e municipais, as polícias civil e militar, instituições públicas com atuação no território, lideranças e a população local.

Padrinho canadense visita criança apadrinhada da Visão Mundial em Fortaleza

O primeiro passo para transformar a vida de uma criança é modificar, antes de tudo, o mundo onde ela vive. Apadrinhar uma criança é uma maneira de fazer isso acontecer. Com essa ação, investimos em mudanças significativas na comunidade onde ela vive, fazendo com que ali seja um lugar melhor para ela viver e crescer

Ser padrinho/madrinha é construir uma relação especial com uma criança. Essa semana a Visão Mundial promoveu um encontro mais que especial: Alexander Pettigrew de 18 anos, veio do Canadá para Fortaleza para fazer visita a uma criança que ele apadrinhou no ano passado e visualizar o resultado que a sua contribuição tem promovido na vida dela.
Foi um dia intenso: Pela manhã, Alexander com o apoio do Núcleo e da Visão Mundial, visitou a escola onde a criança estuda, conversou com professores e diretores e conheceu as metodologias de aprendizagem da VM onde a criança foi inserida. A tarde, depois de almoçar junto com a família da criança, Alexander foi conhecer a comunidade onde ela mora e aproveitou para brincar juntos na Praça da Juventude, resultado de uma ação do grupo MJPOP da região.

Agradecemos ao Alexander por mudar a vida de uma das crianças da VM e convidamos outros a também fazer parte dessa história. Saiba mais pelo link:
http://visaomundial.org.br/

Visão Mundial promove Ocupe a Praça pela Educação em prol da Semana Mundial pela Educação


A Visão Mundial e o MJPOP em parceria com as organizações que compõem o Comitê Cearense pela Educação e organizações parceiras da Visão Mundial em nosso território de atuação (Associação CORDAPES, Instituto Palmas, Integrasol: núcleo Sonho de Criança) promovem no dia 08 de Junho o evento Ocupe a Praça pela Educação

Esse evento faz parte da programação da Campanha Nacional pelo Direito a Educação. A Campanha Nacional pelo Direito à Educação (Campanha) surgiu em 1999, impulsionada por um conjunto de organizações da sociedade civil que participaria da Cúpula Mundial de Educação em Dakar (Senegal), no ano 2000. O objetivo era somar diferentes forças políticas, priorizando ações de mobilização, pressão política e comunicação social, em favor da defesa e promoção dos direitos educacionais. 

A missão da Campanha é atuar pela efetivação e ampliação das políticas educacionais para que todas as pessoas tenham garantido seu direito a uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica, e de qualidade no Brasil.

O Ocupe a Praça pela Educação será realizado a partir das 16:30 na praça do Conjunto Palmeiras. Dentro da programação além de apresentações artisticas e culturais. No dia 09, teremos um Debate público "A luta pela efetivação dos Planos de Educação em Fortaleza" a partir das 14hs na Sede do Instituto Palmas (Avenida Val Paraíso, n 620, Conjunto Palmeiras). Hora de somar forças e ir a luta por uma educação inclusiva e de qualidade para todos.