terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Visão Mundial celebra o decreto e a publicação que formaliza Comitê Gestor Municipal de Políticas de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento

Um dia de celebração e muita alegria para todos os envolvidos no Projeto Sim Eu Existo, e para as crianças e adolescentes de Fortaleza. Foi assinado pelo Prefeito do município o decreto que formaliza o Comitê Gestor Municipal de Políticas de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Municipio- DOM no dia 15 de dezembro de 2016, número 13.931. 

O Projeto Sim Eu Existo se caracteriza como um conjunto de ações voltadas para a mobilização de atores sociais (poder público, organizações não governamentais, igrejas, comunidades e sociedade civil) e recursos para contribuir com a erradicação da falta de registro de nascimento de crianças e adolescentes no município de Fortaleza. O projeto focado em três pontos tinha como pilar nas suas ações a luta pela Formação do Comitê, que somando forças visa contribuir com a erradicação de casos de crianças sem registro no município. Foram várias mobilizações, encontros, reuniões para que a proposta fosse construída coletivamente. 

A assinatura desse decreto e a sua publicação é uma vitória da articulação entre o poder público como a FUNCI e as Secretarias Municipais e organizações da sociedade civil como a Visão Mundial e seus parceiros como REAJAN e a Diaconia, mas é principalmente para as mais de oito mil crianças e adolescentes que ainda não possuem registro de nascimento e se encontram inexistentes para o Estado. 

Para Márcia Monte, Assessora de Advocacy da Visão Mundial, "A publicação do decreto transforma o Comitê em política publica para cidade de Fortaleza, que significa impactar a vida de no mínimo 8.000 crianças e suas famílias. Para a Visão Mundial que tem como objetivo principal a proteção de crianças principalmente os mais vulneráveis, é motivo de muita comemoração." 

A certidão de nascimento é o primeiro e mais básico documento na vida de um(a) brasileiro(a), fundamental para o acesso a serviços de saúde, educação, moradia, dentre outros direitos. Embora seja gratuito e possa ser realizado em qualquer cartório, e apesar da estabilidade econômica e do avanço social alcançados, o Brasil ainda tem mais de 500 mil crianças que “não existem” oficialmente, ou seja, que não foram registradas ao nascer. A assinatura desse decreto é um grande avanço, mas há ainda muita luta pela frente. Avancemos! 


quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Universitárias da Universidade Estadual Vale do Acaraú promovem evento surpresa para crianças do Núcleo Vida de Criança




Cinco estudantes universitárias do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú,  promoveram no dia 07 de Dezembro um momento de celebração e muita alegria para as crianças do núcleo Vida de Criança. Com brincadeiras interativas, rodas de conversa, doação de presentes e momento de comensalidade, o grupo trouxe alegria e uma mensagem inspirativa sobre o Natal e os valores que ele traz consigo.
O PDA Vida de Criança agradece o apoio das estudantes Neyliane, Natália, Viveuda, Eliane e Naelson pela parceria e demonstração de carinho não somente com as crianças, mas com todos os colaboradores da Associação Santo Dias. 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Visão Mundial certifica educadores em Metodologias Sociais


A Visão Mundial de julho a outubro promoveu para a cidade de Fortaleza, formações em metodologias sociais para educadores e educadoras das organizações parceiras, igrejas, poder público e organizações congeneres. A proposta inicial é que tais metodologias contribuam para o desenvolvimento psico cognitivo, o fortalecimento da leitura e escrita, e a proteção de crianças e adolescentes.

A primeira metodologia foi Família Cuidadora realizada nos dias 08 a 10 de Junho com 14 participantes, em parceira com o Banco Palmas. O objetivo da metodologia visa estabelecer uma relação positiva entre pais e filhos que promova ambientes afetivamente seguros e saudáveis. Participaram dessa formação as Associações Mulheres Emancipadas, Santo Dias, Conselho Nova Vida, Conselho de Integração Social - Integrasol e a REAJAN - Rede de Articulação Jangurussu e Ancuri. 

Entre os dias 07 a 09, e 13 a 15 de Julho, tivemos a formação na Metodologia Práticas Leitoras. Na metodologia composta de materiais de apoio para educadores e professores, crianças de 6 a 12 anos são levadas a desenvolverem ou fortalecerem o gosto e o prazer pela leitura. Participaram dessa capacitação 37 beneficiados das agências parceiras Consellho Nova Vida e Conselho de Integração Social - Integrasol.

Entre os dias 30 a 31 de agosto, foi a vez da Metodologia Educomunicação. Esta metodologia facilita o desenvolvimento infantil através de oficinas de comunicação onde as crianças aprendem de maneira criativa, interagindo com as realidades de sua escola e comunidade. Foram capacitados 17 beneficiados das organizações: Associação de Moradores do Conjunto Palmeiras, Igreja Batista, Geração Cidadã - Núcleo Bom Jardim, Integrasol, Associação Santo Dias - Núcleo Vida de Criança, e Núcleo Sonho de Criança. 
Em outubro entre os dias 03 a 05, foi realizada a formação Igreja para Crianças. A metodologia foi criada para fortalecer as habilidades de autoproteção em crianças, através da expressão e conhecimento do próprio corpo. Com um público basicamente de igrejas, foram beneficiadas 22 pessoas de várias denominações. 

No dia 25 de novembro foi realizado um grande encontro com todos os participantes para celebrar os momentos juntos e receber a certificação das formações. O evento aconteceu no auditório do Conselho Nova Vida - Convida e contou com a presença de 25 participantes.